Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
17/08/2016 | Senado homenageia dez anos da Lei Maria da Penha
Brasília - O Congresso Nacional realiza sessão solene para celebrar os dez anos da Lei Maria da Penha, criada para coibir a violência contra a mulher (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Durante a solenidade foi lançado o portal do Observatório da Violência contra a Mulher a anunciada a indicação de Maria da Penha ao Nobel da PazMarcelo Camargo/Agência Brasil

Considerada um símbolo brasileiro e mundial da luta contra a violência doméstica e familiar contras as mulheres, a biofarmacêutica e ativista Maria da Penha Fernandes foi homenageada hoje (17) no Senado em sessão solene de comemoração aos dez anos da lei que leva seu nome.

Na oportunidade, também foi lançado o portal do Observatório da Violência contra a Mulher e anunciada uma proposta para indicação do nome dela ao Prêmio Nobel da Paz. A indicação é liderada pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A campanha foi levantada no Senado pela senadora Lúcia Vânia (PMDB-GO).

?Estou colocando com a proposta do Senado e do GDF a indicação ao Comitê Nobel do Parlamento da Noruega de Maria da Penha ao Prêmio Nobel da Paz?, disse a senadora.

A história de Maria da Penha ficou conhecida em todo o país quando virou inspiração para criação da principal lei de proteção às mulheres contra a violência praticada por pais, irmãos e companheiros.

Cultura

Ela foi agredida pelo marido, que tentou assassiná-la duas vezes, e ficou paraplégica na década de 1980. Ele só foi condenado pelos crimes quase 20 anos depois e, embora a pena tenha sido de oito anos de prisão, ele ficou apenas dois anos preso.

Em seu discurso no Senado, Maria da Penha ressaltou a importância da lei ? que pela primeira vez levou medidas protetivas às mulheres vítimas de violência, além de aumentar a punição dos agressores ? para reverter a mentalidade violenta que conduz a relação entre homens e mulheres no Brasil.

?Para desconstruir essa cultura que faz com que o homem aprenda na sua casa que agredir a mulher é normal. Ele viu seu pai agredindo sua mãe, seu avô agredindo sua avó, o que faz com que a violência seja perpetuada?, acrescentou a homenageada.

Observatório

O portal do Observatório da Violência Contra a Mulher, lançado hoje, terá por objetivo fazer o acompanhamento de dados sobre o assunto. Ele abrigará informações sobre projetos de lei, pesquisas do data Senado e de institutos públicos como Ipea e IBGE, além do mapa da rede de atendimento às vítimas em todo o país.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2016-08/senado-homenageia-dez-anos-da-lei-maria-da-penhaMariana Jungmann - Repórter da Agência Brasil

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

809 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções