Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
22/09/2016 | Sinfônica de Piracicaba apresenta Ópera em Concerto

 A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP) apresenta no sábado, 24, Ópera em Concerto, às 20h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central. Regido pelo maestro Jamil Maluf, o espetáculo tem a participação de Rubens Medina, que integra o elenco de primeiros tenores do Theatro Municipal de São Paulo. A entrada é gratuita.

 

O programa traz as aberturas das óperas Nabucco, de Verdi; Guilherme Tell, de Rossini; e Príncipe Igor, de Borodin, além de Intermezzo, da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni. A OSP também executa árias das óperas Tosca (E Lucevan le Stelle) e Turandot (Nessun Dorma), ambas de Puccini; Celeste Aida, da ópera Aida, de Verdi; e Vesti la Giubba, da ópera Pagliacci, de Leoncavallo.

 

Jamil Maluf diz que esta é a oportunidade de ouvir e sentir o poder do canto lírico, especialmente de obras operísticas de vários períodos da música clássica, que despertam muitas emoções no público. Ele destaca a performance do tenor escolhido para acompanhar as peças, já que Medina tem aquilo que, com o tempo, ganhou a alcunha de “voz de celebridade”. “Ele possui uma musicalidade refinada, além de forte potência vocal, características que provocam a sensibilidade das plateias.”

 

Diretor artístico e regente titular da OSP desde 2015, Maluf é reconhecido pelas várias óperas montadas no Theatro Municipal de São Paulo, onde atuou por 34 anos. Ele recebeu o Prêmio Carlos Gomes na categoria de Regente de Ópera, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo em 1996. O maestro participou de várias óperas acompanhado de Medina, na Orquestra Experimental de Repertório, entre elas La Traviata, em 1996, Tosca, em 1997, Pagliacci, em 2010, além com concerto na Virada Cultural de São Paulo em 2004, com obras de Puccini.

 

Medina protagonizou as óperas La Bohème, La Forza del Destino e Il Guarany e Fosca, Il Tabarro, Nabucco, Cavaleria Rusticana, Gianni Schicchi, Dido e Eneas, O Anjo Negro, Carmen, entre outras. No Teatro Municipal do Rio de Janeiro participou de montagens de Il Guarany, La Bohème e Il Tabarro, Der Freischütz, Il Capello di Paglia. Além dos personagens líricos, tem se dedicado ao repertório sinfônico e de câmara. Realizou um concerto de canções brasileiras no Consulado Brasileiro em Berlim.

 

Diferente dos meses anteriores, o ensaio geral no período da tarde, às 16h30, não será aberto ao público, como forma de poupar a voz do solista, pois a récita contém trechos de grande exigência vocal. O ensaio, no entanto, será acompanhado pelos participantes do 8º Cultura e Movimento na Terceira Idade. Excepcionalmente em setembro, também não será realizada a palestra O Meu Concerto de Hoje, que ocorre sempre antes das apresentações vespertinas.

 

A Temporada 2016 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba teve início em março e segue até dezembro, com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), e patrocínio das empresas Caterpillar Brasil e Raízen, via Lei Nacional de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet. São apoiadores culturais: Bom Peixe, Empem, Rádio Educativa FM, Maison Vivenda Buffet, Cultura Artística, Jornal de Piracicaba e Revista Arraso.

 

Além dos concertos mensais gratuitos, a Sinfônica de Piracicaba mantém duas séries didáticas, desenvolvidas com recursos da Secretaria Municipal de Educação e parceria da Semac. Na sexta-feira, 23, às 9h e às 10h, tem o showcerto ABC do Dó Ré Mi, no Teatro do Engenho, restrito a 740 estudantes de escolas públicas. São 18 músicos e o ator cômico Romualdo Sarcedo, que apresentam o funcionamento de uma orquestra, os instrumentos e suas famílias. A OSP também promove, entre os dias 28 e 30, o projeto Música nas Escolas, com quartetos de cordas, madeiras e metais nos bairros Glebas Califórnia, Pau Queimado e Anhumas.

 

SERVIÇO – Ópera em Concerto, com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Sábado, 24 de setembro, às 20h30, no Teatro Municipal Erotídes de Campos (avenida Doutor Maurice Allain, Engenho Central). Ingressos gratuitos. Distribuição a partir do dia 21, das 15h às 18h. Informações: (19) 3413-5212 e www.fb.com/sinfonicapiracicaba.

 

Rodrigo Alves

Orquestra Sinfônica de Piracicaba

Assessoria de Comunicação

(19) 99147-5733

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1327 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções