Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Abril de 2025
Notícia
30/09/2011 | Socorro é referência em turismo acessível e esportes de aventura

O congresso teve como foco a discussão e análise das ações fundamentais para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência no acesso pleno ao turismo, além da disseminação da prática do turismo acessível. 

Deputado Barros Munhoz e o governador Geraldo Alckmin participaram do Congresso Brasileiro de Turismo Acessível em Socorro na quinta-feira, dia 29. 

Socorro, a 132 quilômetros de São Paulo, tem quase 200 anos de história e conserva ainda a beleza de muitas de suas antigas construções. Nas ruas tranqüilas, a modernidade se mistura aos casarões do fim do século 19 e início do século 20. Um exemplo é o Palácio das Águias. Construído em 1936, em estilo eclético em tijolos de alvenaria, é uma réplica do Palácio do Catete, no Rio de Janeiro. Abrigou o Paço Municipal. Em seu salão nobre constavam pinturas de Francisco Rebolo Gonçalves.

O nome da cidade vem de sua padroeira, Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em cuja homenagem foi erguida uma pequena capela no ano de 1829, no lugar onde hoje está a igreja matriz, construída no início do século 20. A imagem da ascensão de Nossa Senhora aos céus no teto da igreja é uma atração à parte, além da imagem da padroeira em tamanho natural.

 

Referência em acessibilidade

 


Os hotéis, restaurantes, pousadas, farmácias, parques e o comércio local são adequados às normas de acessibilidade. Por isso, Socorro tornou-se referência para outros pólos turísticos fora do Estado de São Paulo por conta da acessibilidade.

O Parque dos Sonhos, o Portal do Sol Hotel Fazenda e o Parque Ecológico Cachoeira do Monjolinho são exemplos de locais que adaptaram as suas instalações para receber bem os turistas portadores de deficiência. De piso tátil a cadeiras especiais para realização de trilhas, os locais oferecem segurança para quem pratica esportes radicais.

Localizado no Vale do Rio Cachoeirinha, o Parque dos Sonhos adotou um projeto de acessibilidade que garante a facilidade na locomoção e diversão para os deficientes. São 14 atividades que podem ser realizadas, dependendo da deficiência da pessoa.

Todas as instalações do parque receberam sinalizações, desde a entrada até os apartamentos. Para os esportes radicais, um banner indica quais pessoas estão aptas a praticar cada atividade e o grau de dificuldade no decorrer do trajeto. Os deficientes visuais, por exemplo, podem realizar todas as atividades. Para as outras deficiências, o parque oferece adaptações.

Para aqueles que desejam sentir a adrenalina pura, a sensação do local é a Tirolesa do Pânico, com um quilômetro de extensão e a 160 metros de altura. Em um minuto, o aventureiro chega ao destino final em terras mineiras. Além disso, o relevo montanhoso e o grande potencial hidrográfico facilitam a prática de esportes radicais como rafting, bóia-cross, canoagem, trilhas, trilhas de jipe, asa delta, trike, pêndulo, caminhada, water trekking, acquaride, arvorismo, trombonágua, rapel, escalada, tirolesa, fora-de-estrada (4x4, motos e quadriciclos), parapente, motocross, cicloturismo, espeleoturismo, canionismo.

 

Destaques

 

Do alto do Mirante do Cristo Redentor, tem-se uma ampla vista da cidade e das montanhas da região, até o lado do estado de Minas Gerais. Os banhos de cachoeiras são excelentes, principalmente se forem nas quedas d'água do Rancho Alegre, do Saltinho ou do Camanducaia. A mais bonita, sem dúvida, é a do Monjolinho, que abriga em seu entorno importantes parques de turismo e de esportes de aventuras.

Para aqueles que querem fazer comprar ou levar para casa alguma lembrancinha, os principais pólos de compra são a Feira Permanente de Malhas, localizada próximo ao portal da cidade com saída para Lindóia; o Moda Shopping, inaugurado em 2001, é o primeiro Shopping de Malhas do Circuito das Águas Paulistas. As ruas centrais da cidade se destacam pela grande quantidade de lojas dos mais variados segmentos, desde os produtos das confecções locais até as lojas de móveis e eletrodomésticos.

 

Discursos:

Na abertura, a prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana agradeceu os ex-ministros Marta Suplicy e Luiz Barreto que estiveram em todos os momentos prestigiando a cidade de Socorro. Agradeceu também os representantes da iniciativa privada, garantindo que o poder público e a iniciativa privada caminham juntos, em especial citou José Fernandes Franco. Lembrou das entidades fortíssimas instaladas em Socorro.


“Quero dizer a todos, que nós avançamos bastante, mas temos muito a fazer, quando a deputada Celia Leão disse que temos alguns problemas, não, nós temos muitos problemas, mas o importante, é que Socorro já deu o primeiro passo e todas as obras do governo do estado estão sendo rigorosamente, respeitando, sendo adaptadas dentro das normas de segurança e das normas da legislação vigente”.


Manifestou o orgulho de Socorro receber o Governador do Estado e agradeceu o seu patrocínio desse evento através da secretaria dirigida pela Dra. Leonor e terminou: “Parabéns governador, muitíssimo obrigado”.


Na sequencia, o deputado José Antonio Barros Munhoz, presidente da ALESP, usou a palavra, após a saudação às autoridades estaduais, regionais e municipais presentes, elogiou e parabenizou Socorro como uma cidade exemplo para São Paulo e para o Brasil, e agora para o Mundo cuidando do turismo com acessibilidade.


Munhoz manifestou a satisfação em participar do time do governador Geraldo Alckmin, por ver na assembléia a ação concreta que esse governo faz: “os projetos enviados para obras,  metrôs, estradas, compra de trens... tudo aquilo que é caro, é importante, que precisa ser feito para a melhoria das condições de vida do povo. Mas a gente está vendo com muita alegria, governador, os melhores projetos de reajuste, de reclassificação e de benefício para o funcionalismo público. O senhor é um governador que sabe olhar as coisas materiais, mas o senhor é um grande governador por que olha também, e principalmente, a pessoa humana.”


Enalteceu a secretária Linamara pela preocupação constante com os portadores de necessidades especiais que acabou de formar uma dupla extraordinária com o ex-prefeito Márcio, uma fábrica de idéias.


O governador Geraldo Alckmin, em nome do povo paulista, manifestou a honra de poder sediar o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, deu as boas vindas aos que vieram de outros estados e de outros países.


“Este é o congresso certo, no lugar certo. Congresso certo pela sua importância em termos sociais de inclusão, importância econômica pelo que representa o turismo e para a cidadania (...). Estamos no lugar certo, estamos nessa bela estância hidromineral que é Socorro, e eu poderia dizer que é a capital do turismo acessível, tais os avanços que a cidade fez para receber bem o turista, todos os turistas, dando as condições de equipamentos, acessibilidade para esse trabalho.”
O governador aproveitou a oportunidade para anunciar a criação do Centro de Tecnologia voltado à pessoa com deficiência, com investimentos de um milhão de reais.


Sobre a estrada Jaguariúna - Pedreira – Amparo, um assunto enfocado pelos jornalistas presentes, Alckmin informou que ele e o deputado e presidente da Alesp estarão, brevemente, na região para anunciar a duplicação da estrada, uma antiga reivindicação das cidades que se servem desse trecho, assim abrir um corredor para o circuito das águas paulista. Informou que o projeto executivo está pronto, em processo de licitação, onde R$ 54 milhões serão investidos inicialmente.

 

Fonte: Portal SP

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1564 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções