29/04/2011 | Soja e MenopausaAlimento à base de soja versus terapia hormonal no tratamento da síndrome climatérica: ensaio clínico randomizado duplo-cego e controlado
Autores: Carmignani LO 1, Pedro AO 2, Costa-Paiva LHS 3, Pinto-Neto A.M 3 .
Objetivos da Pesquisa: comparar os efeitos da ingestão diária de um alimento à base de soja (Previna ®), terapia hormonal - TH de baixa dosagem (Activelle) e placebo sobre os sintomas menopausais psicológicos, somáticos e urogenitais em mulheres na pós-menopausa.
Metodologia: ensaio clínico randomizado, duplo-cego e controlado por placebo, envolvendo 60 mulheres sintomáticas com idade entre 40 e 60 anos (selecionadas de um número total de 1520 mulheres), com tempo médio de menopausa de 4,1 anos. As mulheres foram divididas em três grupos: um grupo recebeu o alimento à base de soja (2 porções ao dia/ 90mg de isoflavonas + 24g de proteína de soja), outro grupo recebeu terapia hormonal de baixa dosagem (estradiol 1 mg e acetato de noretisterona 0,5mg) e um grupo controle recebeu placebo (maltodextrina), por um período de 16 semanas.

Composição: Placebo e Alimento à base de soja testados
|
Valor Nutricional |
Previna® |
Placebo |
|
Porção 20g |
Porção 20g | |
| Calorias |
70Kcal = 294kJ |
70Kcal = 294kJ |
| Carboidrato |
4,4g |
16g |
| Proteína |
13,2g |
1,1g |
| Gordura Total |
0g |
0g |
| Gordura Saturada |
0g |
0g |
| Gordura Trans |
0g |
0g |
| Colesterol |
0mg |
0mg |
| Fibra Alimentar |
0g |
0g |
| Sódio |
140mg |
140mg |
| Cálcio |
488mg |
488mg |
Foram avaliados:
sintomas somáticos - ondas de calor, mal estar do coração, problemas de sono e problemas musculares e nas articulações;
sintomas psicológicos - estado depressivo, irritabilidade, ansiedade, exaustão mental e física;
sintomas urogenitais - problemas sexuais, problemas na bexiga e secura vaginal.
Foram também registrados relatos de efeitos adversos e aceitabilidade dos tratamentos.
Resultados: o estudo mostrou que o alimento à base de soja foi eficaz em aliviar os sintomas somatovegetativos, tais como ondas de calor (redução de 65,4%) e problemas musculares/articulares (redução de 40%) e produziu uma melhora significante na secura vaginal. O mesmo aconteceu com a TH, quando comparada com o uso de placebo. Um dos fatores que contribuiu provavelmente para a eficácia do alimento à base de soja, segundo os autores da pesquisa, foi a proporção de isoflavona e proteína de soja contida no alimento avaliado, que era em torno de 3,75mg isoflavona/g proteína de soja.
Houve uma boa aceitabilidade do alimento (não houve desistências) e a taxa de efeitos adversos não foram significantes entre os grupos avaliados, possivelmente porque a TH empregada era de baixa dosagem. Houve um aumento de peso e do IMC somente no grupo placebo que mostrou um aumento médio de 1,3Kg no final do estudo, contudo, quando comparados entre si, não houve diferenças estatísticas entre os três tratamentos. 


Conclusão: o alimento à base de soja (Previna ®) mostrou boa aceitabilidade, poucos efeitos colaterais e eficácia comparável à da TH e superior ao placebo no alívio dos fogachos, dores articulares/musculares e secura vaginal em mulheres na pós-menopausa. Dessa forma, pode ser uma boa opção para muitas mulheres que decidem não utilizar a TH para o controle dos sintomas relacionados à menopausa.
1. MD, Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas- Unicamp.
2. MD, PhD, Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas- Unicamp.
3. MD, PhD, Professor Associado, Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Ciências Médicas- Unicamp.
http://estudosojamenopausa.com.br/
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
02/06/2011 - Ansiedade não tem cura, mas tem tratamento
02/06/2011 - Especialistas pedem que riscos do celular sejam divulgados amplamente
02/06/2011 - Geração Y
29/05/2011 - Aos 76, Judi Dench volta a namorar após passar 10 anos sozinha