A Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (SAMA)resgatou neste ano uma tradição que andava meio coloca de lado do calendário de festejos do município, o torneio de gado leiteiro, que costuma mobilizar os produtores da cidade para uma espécie de competição cujo objetivo é apenas um mero pretexto para uma confraternização entre a categoria.
Para o Secretário José Alair de Oliveira, no entanto, a realização do evento tem também o mérito de chamar a atenção para uma cadeia produtiva da maior importância em nossa cidade. Ele estima exista em Itapira um universo estimado em torno de 100 produtores de leite. Antigamente existia até mesmo uma Associação , a APRI, que cuida dos interesses de boa parte deles.
O torneio teve local neste ano no mês passado durante a realização do Itapira Rodeio Show com a inscrição de 11 vacas e com três ordenhas diárias. Saiu-se vencedor o produtor Francisco Mioto Torres, com a vaca Fazendona , do sítio Três Barras, em Eleutério. Ela atingiu a incrível marca de 64,3 litros por dia.A Vaca Pepita ficou com a segunda colocação, tendo sido ordenhados 63.6 litros num único dia. Ela é de propriedade de Júlio Cesar de Almeida, do Sítio São Francisco. Na terceira colocação ficou a vaca Coração , do criador Vágner Aparecido Brolezzi, da Fazenda Boa Espera. O quarto lugar ficou para a vaca Babalu, de José Batista, doSítio Santa Teresinha com 56, 6 litros. O quinto colocado foi o proidutor Paulo Luppi, do sítio Nova Divinéia, cuja vaca Represa produziu num dia 53 litros. Finalmente, a vaca Fortuna, de propriedade de Cristiano Reatti, do Sítio 3 Nascentes ficou com a sexta colocação ao atingir expressivos 43, 7 litros
Intercâmbio
José Alair de Oliveira informou também que o evento serviu para demonstrar que o produtor local está totalmente atualizado com relação às novas e modernas técnicas de reprodução, aprimoramento genético e alimentação adequada do rebanho. Informou ainda que representantes de Jacutinga(MG) que estiveram visitando o torneio, já agendaram um encontro para saber como organizar algo parecido na vizinha cidade , com abrangência regional. “ Seguramente nossos produtores estarão participando do evento. É uma forma interessante de intercâmbio que costuma trazer além de visibilidade ao negócio, além de oferecer oportunidades de negócio para toda a cadeia produtiva”, encerrou.
Francisco Torres ao lado da Vaca Fazendona, a campeã do evento
Foram feitas três ordenhas diárias