Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Maio de 2024
Notícia
16/12/2013 | Trânsito instala sinalização sobre horário especial de carga e descarga na região central

 

O setor de Trânsito da Prefeitura começa a instalar a partir de segunda-feira, 16, em várias regiões do município e até na rodovia SP -147, nas proximidades da entrada principal da ci­dade, placas indicativas para orientar motoristas de caminhões a respeito da aplicação da Lei 5066/2013, regulamentada pelo Decreto 89/2013. Clayton Ribeiro, diretor do Departamento de Trânsito informou que nesta semana ele e outros colaboradores da atual ad­ministração (como a Se­cretaria de Defesa Social) foram convocados para uma reunião com o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) que solicitou informações sobre os preparativos para que as medidas restritivas sejam implantadas. “ O pre­feito vem acompanhando com especial interesse esta questão”, disse Ribeiro.

 

Basicamente a determi­nação é para que o trans­porte de carga que utilize caminhões maiores do que os chamados ‘3/4’ façam seu trabalho de carga e des­carga em dois horários pré­-determinados, das 7h00 às 9h00 e as 18h00. Fora desse horário eles terão permissão para circular somente em bolsões pré-fixados como a avenida dos Italianos em todo seu prolongamento e em ruas que dão acesso aos distritos industriais. “Um dos aspectos funda­mentais desta legislação é a questão da segurança. Itapira para quem chega apresenta várias ruas em declive, locais onde a pre­sença desses caminhões é vista com reservas pela população”, comentou Ri­beiro. Ele acrescentou que carretas de forma alguma poderão circular fora da rota estabelecida. “Vamos aliviar o trânsito de alguns locais problemáticos como a avenida Rio Branco e a rua 24 de outubro”, prevê.

Indagado como os co­merciantes e empresários em geral que têm negócios na área de abrangência da nova lei irão se virar quando precisarem receber mer­cadoria foram do horário estabelecido, ele informou que os interessados deverão fazer uso do caminhão tipo ¾ ou furgões, cujo acesso não será impedido. “O uso destes veículos tem se tor­nado uma exigência em cidades de grande porte como São Paulo e o sucesso desta medida tem incenti­vado outros municípios a adotá-la”, ilustrou.

Problemas

Ao ser perguntado se não temia reação negativa, prin­cipalmente de profissionais do volante e comerciantes em geral, Ribeiro garante que foi feita comunicação oficial da nova medida a uma gama muito ampla de interessados e que muitos deles já tomaram iniciativa de conversar a respeito das mudanças. A partir de janei­ro, segundo ele, os agentes de trânsito estarão orien­tados a multar infratores.

Ele disse que problemas pontuais deverão ser obje­to de uma maior atenção dos agentes de trânsito. É o caso dos proprietários de caminhões residentes na cidade. “É uma situação que teremos que buscar uma forma mais racional e funcional para resolvê­-la. Já estamos estudando algumas alternativas que iremos divulgar no mo­mento oportuno”, pro­meteu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1108 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções