Não existe nenhuma dúvida sobre os postulantes à cadeira de prefeito municipal de Itapira. Pela situação, depois de tantos encontros e desencontros foi confirmado o nome de Manoel Marques na convenção que reuniu os partidos que continuaram aliados, PV, PSL, PTN, PTdoB, PRP e PPL.
Alberto Mendes foi oficializado, também no sábado, pelo PDT, PT e PSDC.
José Natalino Paganini já estava sacramentado desde o dia 23 por quatorze agremiações: PSDB, DEM, PCdoB, PPS, PTC, PSC, PSD, PP, PSB, PR, PTB, PHS, PMDB e PRB.
Dentre os 26 partidos registrados na cidade, apenas três não estão integrando nenhuma das três chapas. O PSOL optou por não apresentar candidatos e manter-se, oficialmente, neutro em relação às demais candidaturas. O PMN chegou a ser anunciado como governista, mas deverá caminhar como os oposicionistas. E, finalmente, o PRTB, que conta com dois filiados, não fez qualquer manifestação ´[ublcia até a presente data.
A dança dos partidos.
Em 2004 integraram a chapa de José Alair, contrários ao Novo Tempo, PDT, PTB, PMDB, PL, PPS, PFL, PHS e PSDB. Desses, apenas o PDT virou governista e agora levanta a bandeira da terceira via. Enquanto que dentre os vitoriosos PT,
PAN, PSB, PV e PC do B, apenas o PV permanece fiel aos desígnios novotempistas.
Em 2008 integraram a chapa encabeçada por Ana Carmen Torrecillas Munhoz, contrários ao Novo Tempo, PP, PTB, PMDB, PPS, DEM, PRP e PSDB. Todos continuaram na oposição.
Resumindo, dos partidos aliados, migraram para a oposição PSB, PCdoB, PMN, PR, PSC, PRB e integrarão a terceira via foram PDT e PT.