Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Junho de 2024
Notícia
26/08/2012 | Turismo rural: uma ideia para Itapira

 

 

Itapira comemora este ano 192 anos de existência e ainda se discute a sua vocação econômica. 2012 é ano de eleição e a campanha eleitoral é o momento oportuno para discutir e projetar o futuro.
 
O Portal Cidade de Itapira visando contribuir para essa discussão esteve sexta-feira, 24, no município de Itatiba - SP , conversando com o ex-presidente da ABRATUR, Paulo Junqueira, que dissecou o assunto Turismo Rural mostrando a saída econômica para os pequenos e médios agricultores revigorando a economia dos municípios paulistas que estão investindo nesse setor. Acompanhe!  
 

 

Fonte de rendimentos: Circuito das frutas.

 

Você já ouviu falar no sistema "Colhe e Pague"?

 

Porta aberta para pousadas e hotéis fazenda

 

O Estado de São Paulo foi o último a investir em Turismo Rural.

 

Turismo Rural. Outras regiões.

 

 

 

 

 

 

Turismo Rural em franco desenvolvimento.

O turismo rural classificado como Circuito das Frutas envolve as cidades de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo. Oito propriedades rurais se destacam nessa região: Sítio das Castanheiras, Fazenda das Oliveiras, Fazenda Pereiras, Fazendinha Cheiro do Mato, Pousada Recanto Feliz, Colônia Brasil – Produtos Artesanais, Sitio São José e Shambalah, onde são cultivadas frutas como morango, caqui, maracujá, uva, amora, figo e pêssego.

Com o crescimento da procura desse ramo, as fazendas oferecem aos turistas um amplo serviço de venda de frutas e produtos caseiros, hospedagem e passeios pelas propriedades. É o caso do Sítio São José, em Itatiba: a amora é a principal fruta cultivada e funciona o sistema “Colha e Pague”. Nesse processo os visitantes recebem uma cesta para colher as frutas das amoreiras, no final pesadas e convertidas em valores. Geleias e licores fabricados pelos funcionários do Sítio também são comercializados.

A reportagem do PCI entrevistou Paulo Junqueira, ex-presidente da Abraturr que falou do crescimento do segmento turismo rural, a procura por hotéis fazenda, colheita e um pouco sobre a história dessa atividade.

O pontapé inicial

O turismo rural começou a ser realidade no Brasil em 1995, em Santa Catarina, quando o setor passou a ser organizado. No estado de Espírito Santo o desenvolvimento foi mais rápido e no ano de 2000 iniciou em São Paulo, foi quando surgiu a Associação de Turismo Rural e o circuito das frutas chegou a marca de trinta propriedades. Dois anos depois, o governo reconheceu oficialmente o movimento levando as Secretarias de Agricultura e de Turismo assinarem convênios com os proprietários, formando um grande grupo.

Hospedagens

O público que se interessa por turismo rural é crescente. É natural. O estresse urbano é o principal motivo da escolha. Muitos vêm para desfrutar de um passeio tranquilo e dos produtos caseiros. Com essa demanda, os proprietários viram grandes oportunidades, entre elas os hotéis e as pousadas dentro das fazendas. Existe demanda para o aprendizado sobre a cultivo de frutas, como grupos formados por escolas de agronomia.

Em uma média, quantos turistas visitam o Sítio?

A associação congrega cerca de sessenta propriedades. Algumas delas chegam a receber de trinta a quarenta mil visitantes por mês. Definitivamente é um ramo próspero, tanto na qualidade dos produtos como na satisfação do público. Essa é a grande realidade, os agricultores acreditaram nesse serviço que agrega conhecimento e qualidade de vida. Ao final, dá uma sensação de missão cumprida.

Sistema colha e pague.

Neste sítio, o São José, tanto as frutas como outros produtos caseiros são vendidos somente na propriedade. Tecnicamente o aumento da renda devido a esse sistema foi grande, pois cortou a figura do intermediário. Porém, tudo o que é vendido e consumido estão dentro de normas da Anvisa. Prezamos pelo mínimo de agentes químicos na plantação.

Os principais destinos procurados pelos turistas, além da colheita de frutas.

Região de São Roque onde são produzidos vinhos de excelente qualidade, assim como o cultivo das uvas víniferas. Vale do Paraíba a procura é para as grandes fazendas como as das famosas histórias de “Mazzaropi” e Monteiro Lobato, também cafeeiras, que recebem aproximadamente mil e duzentas pessoas por semana. Região de Mococa a procura é pelo famoso café com leite e em Monte Alegre do Sul, a cachaça. O turismo rural resgata com sucesso as pequenas e médias propriedades.

Investir em Hotel Fazenda é aconselhável?

Hotel fazenda é um dos maiores negócios da atualidade, desde que seja gerido com competência, aliás, como qualquer outro negócio. Mas essa atividade requer muita qualidade e dedicação. Atualmente é o segmento que mais cresce no estado. Os produtos caseiros e os serviços de fazenda agradam ao público que foge do caos urbano e quer um momento de qualidade e descanso, comer uma boa comida. Com isso, só não vai pra frente quem não quer.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
1 comentário
26/08/2012 21:08:25 | Luis Carlos Pedroso
Manifestações sociais: itapira dona de hotel fazenda, ali foram gastos varios milhoes de reais, só deu prejuizo, se esse dinheiro fosse investido em equipamento médicos de alto custo como por exemplo tómógrafos e etc. não teriamos uma saúde melhor
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2829 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções