25/10/2011 | União Latino-Americana de Notícias busca noticiário voltado para interesses da regiãoA Empresa Brasil de Comunicação (EBC) integra a União Latino-Americana de Notícias (Ulan) com mais oito agências estatais e públicas - a Telam (da Argentina), Notimex (do México), Prensa Latina (de Cuba), Andes (do Equador), AGN (da Guatemala), ABI (da Bolívia), Ypparaguay (do Paraguai) e AVN (da Venezuela). O objetivo da parceria é estimular a produção e a publicação de notícias com o conteúdo mais centrado nos temas referentes à América Latina.
Em junho, o presidente da Ulan e vice-presidente da agência pública de notícias da Argentina (Telam), Sérgio Fernandez Novoa, ressaltou que por meio da parceria entre as agências públicas, estatais e oficiais é possível construir um noticiário de interesse para os cidadãos da região.
Para Novoa, as redes sociais são grandes parceiras, mas os jornalistas devem ser os intermediadores do processo de elaboração da notícia. A AGN da Guatemala é a mais nova do grupo, criada em outubro de 2010 e tem apenas 16 jornalistas.
No caso do Brasil, um dos temas que mais chamam a atenção no noticiário, segundo as agências latino-americanas, é a organização da Cúpula Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre maio e junho de 2012. O evento está sendo programado como a maior conferência mundial sobre preservação ambiental, desenvolvimento sustentável e economia verde, definindo um novo padrão para o setor. Mais de 100 presidentes da República e primeiros-ministros estarão presentes.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul