02/09/2013 | Venezuela e Irã tentam negociar solução que evite intervenção militar na Síriahttp://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-02/venezuela-e-ira-tentam-negociar-solucao-que-evite-intervencao-militar-na-siriaRenata Giraldi*
Repórter da Agência BrasilBrasília – Os governos da Venezuela e do Irã tentam buscar apoio, por intermédio do Movimento dos Países Não Alinhados, para evitar uma ação militar armada, liderada pelos Estados Unidos, na Síria. Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Venezuela informou que o chanceler Elías Jaua conversou, por telefone, com o ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, sobre as ameaças de intervenção militar.
Jaua e Zarif, que participarão da Assembleia Geral das Nações Unidas no próximo dia 24, marcaram uma reunião no mesmo período para discutir o assunto. "Os ministros concordaram em instruir os seus embaixadores permanentes nas Nações Unidas para iniciar de forma imediata as consultas necessárias e pertinentes com os seus pares do Movimento de Países Não Alinhados”, diz o texto.
O documento acrescenta que o Irã está na presidência do movimento e que, em 2015, a Venezuela o sucederá. O grupo foi criado em 2004 e reúne 115 países, em geral nações em desenvolvimento. A China e a Índia, que têm grandes exércitos, também fazem parte.
Segundo o texto, Jaua conversou ainda, por telefone, com o chanceler da Síria, Walid Al Moalen, informando que há desejos de paz e orações na Venezuela por dias melhores para os sírios. "Também assegurou que o governo bolivariano [da Venezuela] continuará a se pronunciar na defesa dos princípios do direito internacional e de uma solução pacífica que provenha preferivelmente do povo sírio", diz a nota.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, LusaEdição: Graça Adjuto
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul