30/03/2013 | Manifestantes da Síria e da Palestina entram em confronto durante o Fórum Social Mundial na Tunísia
Lia Kunzer
Enviada Especial da EBC
Túnis – No penúltimo dia do Fórum Social Mundial, nessa sexta-feira (29), militantes palestinos e sírios entraram em confronto. Os palestinos lideravam uma manifestação pelo reconhecimento da Palestina, quando os gritos dos sírios abafaram os outros. Os sírios pediam o fim da interferência americana no país. "Mantenha suas mãos fora da Síria", gritavam os manifestantes.
Houve troca de agressões e empurra-empurra. Os voluntários que trabalham no fórum correram para isolar os líderes de cada lado que trocavam provocações. Estudantes tunisianos que acompanhavam o embate lamentavam a briga. “Essa briga não é da Tunísia. Apoiamos o movimento de supremacia dos dois povos, mas é uma briga deles e não nossa”, disse um dos estudantes que não quis se identificar.
Do lado dos palestinos, um grupo queimou a bandeira de Israel. Uma estudante que participava do ato, Soumaya Ben Sghaier, disse que apoia a união dos países árabes como forma de fortalecer o povo da região.
Depois de alguns minutos, as pessoas foram dispersadas e não houve feridos. As manifestações violentas foram minoria nesses quatro dias de Fórum Social Mundial. No entanto, a universidade que sedia o evento está com várias paredes e o chão pichados. Dizeres em árabe e inglês pediam o fim do capitalismo, libertação da Palestina, entre outros.
O militante brasileiro Douglas Estevam , do Movimento dos Sem Terra, que já participou de outras edições do fóum condenou as manifestações violentas. “O fórum prega a promoção da paz, e não a guerra”, disse.
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-03-30/manifestantes-da-siria-e-da-palestina-entram-em-confronto-durante-forum-social-mundial-na-tunisia
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul