A Escola Estadual Pedro Ferreira Cintra organizou durante esta semana um ciclo de estudos sobre a questão da sustentabilidade, cujo desfecho se deu no dia de ontem, sexta-feira, com diversos eventos programados para os períodos da manhã e tarde.  Foram convidados a palestrar para os estudantes a engenheira e educadora ambiental Mariah Paola de Arruda, que atua como gestora da coleta seletiva da Associação dos Coletores de Resíduos  Sólidos (Ascorsi) e Leônidas Bernardes de Castro, consultor da  Usina Nossa Senhora Aparecida.
 
Ambos fizeram apresentação no período da manhã para estudantes da 8ª série, 1º , 2º e 3º anos do Ensino Médio. Castro falou sobre o processo do plantio da Cana de Açúcar e suas aplicações na vida das pessoas. Depois Mariah fez uma explanação sobre a importância de se adotar um comportamento racional diante dos desafios dos tempos atuais, como a questão da  destinação correta dos resíduos sólidos.Durante a abertura um grupo de alunos encenou uma peça de teatro e foram feitas apresentações musicais temo como inspiração a questão ambiental.
 
Coral, jogral e outras atividades movimentaram o pessoal  do período vespertino, constituído ele por estudantes de menor faixa etária, que frequentam  5º, 6ª e 7ªs séries. Na avaliação da Escola  as atividades propostas mobilizaram cerca de 500 estudantes. Atuaram como coordenadores os professores  Nevile Damarino e Maria Helena Pavinato.
 
Paulo Ricardo Pereira da Cruz, diretor, disse que a iniciativa nasceu  de forma consensual entre  estudantes, professores, coordenadores e a direção da escola. “ É um tema atual e que sempre provoca muito interesse. Como estamos no mês  onde se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, decidimos levar adiante a proposta”, disse Cruz. Damarino comentou que durante a semana vários temas relacionados ao meio ambiente foram literalmente dissecados dentro de sala de aula.
 
Uma experiência levada a cabo por conta  da realização do evento foi a determinação da venda  durante a semana na cantina da escola de alimentos saudáveis, descartando  frituras e refrigerantes. “ Foram servidos frutas, sucos naturais e alimentos saudáveis.”, registrou Cruz. Segundo ele, esta experiência está sendo avaliada para se propor paulatinamente a adoção destes alimentos de forma definitiva.
 
Damarino, Cruz e Maria Helena durante participação na manhã de ontem
 
Mariah falou sobre sustentabilidade para um público interessado.