10/04/2015 | Lucas de Oliveira: NFE 3.10A versão 2.0 do Emissor de Nota Fiscal Eletrônica oferecido pela Secretaria da Fazenda foi descontinuado no primeiro dia do mês de Abril. Em seu lugar entrou em vigor o modelo 3.10 com seu novo layout. Os menos informados e os que deixaram para atualizar de última hora sofreram ao tentar emitir sua primeira nota do mês, já que o sistema não homologou as notas com layout antigo a partir da data em questão. A instalação do novo programa está disponível no site da Secretaria da Fazenda e deve ser feita com os cuidados descritos no site. O Java, por exemplo, um programa essencial para o funcionamento do emissor, pode apresentar problemas e bloquear a emissão se estiver em sua versão mais recente. Portanto, se ainda não atualizou o Java, leia atentamente as instruções no site da Secretaria Fazenda: www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br e somente depois o atualize.
As empresas que utilizam programas de terceiros deverão procurar os desenvolvedores e solicitar a atualização se ainda não realizada. Esse assunto levanta uma questão: por que algumas empresas utilizam programas de terceiros para emitir NF-e se existe um sistema oferecido gratuitamente pelo governo? A resposta é simples e de fácil compreensão nesse período: pela facilidade que eles oferecem. Atualizações desse porte são facilmente aplicadas pelos desenvolvedores e clientes nem notam as mudanças, pois o sistema continua sendo o mesmo. Por outro lado, no sistema do governo, a atualização pode complicar em alguns passos. Como a mudança atinge os chamados “schemas” da nota, os cadastros como: clientes, produtos, transportadores, etc., serão perdidos no ato da instalação. Pode não ser assim. Há possibilidade de importação do conteúdo antigo. Basta manter os dois sistemas e utilizar as ferramentas do próprio emissor em sua versão antiga para exportar as informações. Manter o sistema antigo também será de suma importância para a consulta das notas emitidas anteriormente.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
07/09/2015 - Júnior Marcati : Crime digital: até as prefeituras sofre com os ataques...
31/08/2015 - Júnior Marcati : Windows 10: Cuidado ao atualizar!
10/08/2015 - Júnior Marcati : Uma solução nacional contra vírus de computadores
27/07/2015 - Júnior Marcati : Brasil registra auto índice de software pirata