11/12/2014 | Diretor da CIA admite uso de tortura em interrogatórios de membros da Al QaedaA Agência Central de Inteligência (CIA, sigla em inglês) dos Estados Unidos admitiu hoje (11) que não estava preparada para prender e interrogar os suspeitos pelo atentado contra o World Trade Center, em Nova York, no dia 11 de setembro de 2001. As declarações do diretor da agência, John Brennan, foram dadas em uma entrevista à imprensa, dois dias após a divulgação de um relatório nos Estados Unidos segundo o qual a CIA usou ?técnicas de tortura? durante interrogatórios de membros do grupo extremista Al Qaeda, que assumiu a responsabilidade do atentado.
?A CIA navegou em terreno desconhecido, não estávamos preparados. Tínhamos pouca experiência na detenção de prisioneiros e poucos agentes estavam formados para conduzir interrogatórios?, disse John Brennan. Ele também admitiu que as técnicas usadas para interrogar os suspeitos foram ineficazes, ?brutais e repugnantes?. A entrevista de Brennan repercute a divulgação de um relatório pela Comissão sobre Serviços de Informação do Senado dos Estados Unidos, divulgado terça-feira (19).
O documento denuncia a detenção de cerca de 100 suspeitos de ligações com a Al Qaeda, no âmbito de um programa secreto autorizado pela administração do então presidente George W. Bush.
?Em nenhum momento, as técnicas de interrogatório reforçadas da CIA permitiram recolher informações relativas a ameaças iminentes, tais como hipotéticos ataques a bomba, que, para muitos, justificavam tais técnicas?, disse a presidente da comissão, a senadora democrata Dianne Feinstein, durante a apresentação de um resumo do relatório.
O documento também acusou a CIA de ter mentido, não só ao público em geral, mas também ao Congresso e à Casa Branca, sobre a eficácia do programa, principalmente ao afirmar que as técnicas usadas podiam permitir ?salvar vidas?. No entanto, o relatório sublinhou que as técnicas ?eram brutais e bem piores do que a CIA havia descrito aos representantes? do Congresso.
Em 20 conclusões que criticam a agência, o resumo do relatório da Comissão sobre Serviços de Informação do Senado (atualmente controlado pelos democratas) acusou ainda a CIA de ter submetido 39 detidos a métodos considerados brutais durante vários anos, alguns dos quais não autorizados pelo governo norte-americano. ?A CIA usou essas técnicas de interrogatório várias vezes durante dias e durante semanas?, diz o relatório.
Editor Aécio Amadohttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/diretor-da-cia-admite-uso-de-tortura-em-interrogatorios-de-membros-da
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul 