20/12/2014 | Coreia do Norte ameça reforçar capacidade nuclear após resolução da ONUA Coreia do Norte informou hoje (20) que poderá reforçar sua capacidade nuclear, depois da aprovação de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) sugerindo que o Tribunal Penal Internacional (TPI) julgue o regime norte-coreano por crimes contra a humanidade.
Na quinta-feira (18), a Assembleia Geral da ONU aprovou, por ampla maioria, uma resolução não vinculativa que condena as violações de direitos humanos na Coreia do Norte. A resolução solicitou ao Conselho de Segurança que leve Pyongyang a julgamento no TPI e imponha sanções específicas aos governantes norte-coreanos pela repressão dos cidadãos.
"A Coreia do Norte vai intensificar os esforços para reforçar de todas as formas possíveis sua capacidade de autodefesa, incluindo o seu poder militar", anunciou o Ministério dos Negócios Estrangeiros em comunicado divulgado pela agência noticiosa norte-coreana. No comunicado, o ministério considera a resolução da ONU "um ponto culminante da lamentável política americana de hostilidade" em relação à Coreia do Norte e destaca que "a desnuclearização da península coreana perdeu qualquer pertinência".
Na segunda-feira (22), o Conselho de Segurança da ONU terá a primeira reunião para discutir a violação de direitos humanos na Coreia do Norte.
Editor Talita Cavalcantehttp://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2014-12/coreia-do-norte-ameca-reforcar-capacidade-nuclear-apos-resolucao-da
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul