Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Maio de 2025
Notícia
11/06/2015 | Copaíba finaliza projeto de reflorestamento em propriedades rurais ribeirinhas

 

Num projeto ambicioso, a Associação Ambiental Copaíba, com sede em Socorro, está prestes a atingir a expressiva marca de quase 100 mil metros quadrados de reflorestamento em Itapira, que por causa da presença do Rio do Peixe em seu território, é uma das 13 cidades que recebem recursos da ONG para preservação de duas bacias hidrográficas, além do Rio do Peixe, também o Rio Camanducaia: Socorro, Lindóia, Águas de Lindóia, Serra Negra, Amparo, Monte Alegre do Sul, Pinhalzinho, Pedra Bela, Toledo, Monte Sião, Bueno Brandão e Munhoz.

 
 
Está em processo de finalização, o reflorestamento de áreas degradadas ao longo do curso do Rio do Peixe que totalizam 94,8 mil metros quadrados e abrangem diversas propriedades rurais. Segundo Lucas Garvez, colaborador da Copaíba, Itapira vem se beneficiando, desde 2011,do projeto denominado Verde Novo, que conta com recursos da Petrobrás . “Atualmente no município de Itapira contemplamos 94.800 m² de áreas demarcadas, sendo uma parte destas em processo de restauração, e outras para implantações futuras, estando essas áreas prioritariamente ao redor de nascente e nas margens dos cursos d’água, buscando realizar a conservação de solo e de água. Nessas áreas possibilitamos a ligação de fragmentos de matas com a implantação de corredores ecológicos, permitindo assim um melhor fluxo de fauna e flora”, destacou.
 
 
Garvez destaca que existe todo um processo de conscientização por detrás do projeto e que sem a adesão dos proprietários de terratodo o trabalho seria mais difícil. “O projeto Verde Novo na área de Restauração Florestal possibilita o apoio aos proprietários que tem interesse em proteger suas nascentes, mananciais, ou restaurar áreas degradadas. Através do projeto, a Copaíba disponibiliza orientação técnica de plantio e manutenção, além das mudas nativas, produzidas em seu viveiro florestal”, ilustrou.
 
 
Ele explicou ainda que ONG atua em quatro áreas, sendo a Restauração Florestal, Produção de Mudas Nativas, Políticas Públicas Ambientais e Sensibilização Ambiental e queem Itapira existe ainda um processo de conscientização levado nas escolas municipais e estaduais, onde, segundo ele são realizadas atividades de conscientização ambiental, atingindo alunos e professores, que atuarão como agentes multiplicadores.
 
 
Ele acredita ainda que o resultado do trabalho da Copaíba irá contribuir e melhorar a qualidade ambiental na região. “Em nossa região restam apenas 4% da Mata Atlântica original. O trabalho da instituição de conservar e restaurar a Mata Atlântica melhora a qualidade de vida das pessoas. Nossa região possui 440 mil pessoas que dependem direta ou indiretamente desses recursos naturais”, estimou.
 
 
Garvez finalizou afirmando que a Copaíba apoia pessoas que desejam tornar sua propriedade uma área ecologicamente equilibrada, onde possibilitará benefícios como uma melhor qualidade e quantidade de água, solo fértil e produção mais eficaz.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

648 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções