
 A empresa Intervias liberou desde terça-feira, 28, o tráfego da nova alça de  acesso a Itapira. O dispositivo de acesso fica no quilômetro 157+300 da rodovia  Governador Adhemar Pereira de Barros - a SP 340 - no sentido Mogi  Mirim/Campinas.
 
O desbloqueio foi efetivado concomitantemente a uma via marginal para  acesso ao posto de serviços, próximo ao quilômetro 157 da SP 340, também foi  liberada ao tráfego. As vias fazem parte das obras da segunda etapa do Contorno  de Mogi Mirim. A consequência prática da medida é um acesso mais rápido ao anel  viário Jamil Bacar, que liga a SP 340 e a SP 147.
 
Como consequência, uma outra alça de acesso a Itapira, localizada no  quilômetro 157+900 da SP 340, acabou sendo interditada no mesmo dia para a  continuação da construção do Contorno, interligando a primeira etapa à segunda  etapa das obras. A liberação ao tráfego desse dispositivo será realizada somente  após a conclusão da segunda etapa e servirá como acesso ao Contorno no sentido  Mogi Mirim/Araras/Limeira.
 
Segundo a assessoria de comunicação da Intervias, todas as placas de  sinalização foram adaptadas e serão realocadas nos pontos corretos de acesso. A  Intervias também disponibilizará, na terça-feira, um veículo de apoio ao usuário  para sinalização do local.
 
Segunda fase do Contorno de Mogi Mirim
 
O novo trecho do Contorno tem 4,6 quilômetros de extensão em pista dupla  que interligará a rodovia Governador Adhemar Pereira de Barros (SP 340), na  altura do quilômetro 157, com as rodovias Wilson Finardi e Engenheiro João  Tosello. A construção da segunda fase facilitará o caminho de quem trafega entre  o Circuito das Águas (Itapira, Serra Negra, Águas de Lindóia e o sul de Minas  Gerais) para cidades como Araras, Rio Claro e Limeira, irá diminuir o tráfego  dentro da cidade de Mogi Mirim, dando mais fluidez às rodovias SP-147 e SP-340 e  reduzirá o tempo de viagem entre Itapira e Limeira.
Com 76% das obras concluídas, o Contorno de Mogi Mirim será mais uma  rodovia inteligente da Arteris, contando com 12 telefones de emergência  (callbox), oito mil metros de fibra ótica em todo o trecho, além de câmeras de  monitoramento na rodovia. A segunda etapa da obra, que integra o Programa de  Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo, está recebendo um  investimento de R$ 70,8 milhões e deverá gerar cerca de 250 empregos até 2016,  quando está previsto que os trabalhos sejam concluídos.
 
Munhoz destaca importância do pacote de obras para atual  contexto
 
O deputado Barros Munhoz (PSDB) festejou o avanço de mais uma etapa dentro  do pacote de obras que a Intervias vem realizando na região. “É a continuidade  de todo o processo que resultou na construção do Anel Viário Jamil Bacar, que  avança em direção a Arthur Nogueira”, apontou. Ele disse que embora seja Mogi  Mirim a cidade que mais irá se beneficiar deste processo ( ele prevê que a obra  vai fomentar um processo de atração de várias empresas no entorno) , o conjunto  de obra é importante para toda a região. “Ainda durante o processo de definição  do cronograma de obras que ficaria a cargo da Intervias em 2003 eu e o  ex-prefeito de Mogi Mirim, Paulo Silva, exigimos a inclusão destas intervenções.  Existem ainda algumas outras que serão também iniciadas na medida que os prazos  de execução forem se aproximando”, lembrou.
 
Munhoz destacou ainda a importância destas obras dentro do atual cenário  econômico. “A infraestrutura no Brasil está paralisada. Aqui em São Paulo, ainda  que num ritmo menor por causa da crise, temos canteiros de obras por todo o  Estado. Isso reflete a competência e a seriedade com que o governador Alckmin  tem gerido os interesses do nosso estado”, elogiou.