A Casa da Criança ‘Celencina Caldas Sarkis’, em Itapira, abriga nos dias 22 e 23 de agosto a primeira Conferência de Conscientização Social. O evento é promovido pelo Instituto Konekti e aborda discussões inerentes a quatro eixos temáticos: educação, cultura, segurança alimentar e sustentabilidade. O instituto tem por objetivo promover conexões entre sociedade, entidades, grupos organizados e poder público, no sentido de contribuir com projetos e impulsionar a obtenção de resultados positivos.
Com entrada livre, a conferência reúne palestras e mostra de documentários nos dois dias de atividades. A organização aguarda a participação de representantes da sociedade civil e do poder público, de entidades e instituições, ligadas às áreas sociais, de meio ambiente, cultura e educação, professores e pedagogos e autoridades públicas, por exemplo. “Estamos convidando muitas pessoas dessas áreas em nível local e também regional”, comentou o idealizador do evento e coordenador de projetos e de comunicação do Instituto Konekti, Ricardo Pecego, 38.
De acordo com ele, a Conferência de Conscientização Social deverá servir como um marco do início das atividades do Instituto Konekti. “É desta forma que pretendemos abrir um diálogo com a sociedade, com as entidades e com o poder público, sempre pautado nas quatro áreas de atuação do instituto, que são as causas sociais, o meio ambiente, a educação e a cultura”, destacou.
No sábado, 22, a programação começa às 14h30. Diversos palestrantes formarão duas mesas temáticas que envolverão várias preleções. No primeiro dia, a mesa com o tema ‘Tomando Consciência do País e do Planeta em Que Vivemos’, fará a exposição de questões vivenciadas atualmente pela sociedade. No dia seguinte, a segunda mesa, com o tema ‘Nem Tudo Está Perdido, Caminhos Para um Rumo Melhor’, apontará soluções para as problemáticas expostas no dia anterior. No domingo, 23, o cronograma é aberto às 10h00. Os palestrantes convidados são ligados à Unicamp, Wooz Arte e Cultura, Reevo e Alana. Nos dois dias também haverá exibição de documentários. As atividades serão filmadas e disponibilizadas no site do Instituto Konekti (www.konekti.org.br).
A intenção, segundo Pecego, é que cada conferência promovida resulte em um relatório que será distribuído às prefeituras das cidades da região, além de também ficar disponível para consulta e download no site. “Esperamos a participação de todos os convidados para iniciarmos essa conexão que realmente dá sentido ao Instituto Konekti”, finalizou o coordenador. A Casa da Criança fica na Rua Silvio Galizoni, 238, no Cubatão. Mais informações pelo telefone (11) 9-9199-8959 ou pelo email [email protected].
SOBRE O KONEKTI
Fundado no início deste ano, o Instituto Konekti surge com a missão de transformar realidades. Na prática, o objetivo do órgão é atuar como um catalisador, impulsionando ideias, transformando ações, otimizando os projetos e melhorando os resultados nas áreas cultural, educacional, social e ambiental principalmente na região da Baixa Mogiana e Circuito das Águas Paulista.
Por meio de projetos, parcerias, pesquisas e consultorias, o instituto valoriza atitudes inovadoras e pioneiras que possam levar melhorias à sociedade de uma forma geral. “Queremos integrar nas nossas atividades todas as pessoas através de conteúdos direcionados que serão difundidos na internet, redes sociais e imprensa, buscando desta maneira causar mudanças no cotidiano das pessoas, demonstrando que o engajamento de cada um é simples e pode refletir positivamente na sociedade como um todo”, explica o coordenador.
A iniciativa surgiu da união de pessoas inspiradas em um modelo de associação que pudesse realmente transformar ambientes por meio da implantação de novas culturas. Na prática, a proposta do Instituto Konekti se sustenta em diversos pilares que preconizam a revolução da maneira de educar, transformação nas formas de extrair, produzir e reaproveitar recursos naturais, humanização das relações sociais, substituindo competição por cooperação, confiança em ideias e projetos que se mostrem viáveis, compartilhamento da produção e do conhecimento e mudanças comportamentais.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.