26/02/2016 | Síria: Rússia bombardeia redutos rebeldes horas antes de cessar-fogo
A aviação russa bombardeou hoje (26) redutos rebeldes na Síria, horas antes da entrada em vigor do acordo de cessar-fogo acertado para o país, revelou o Observatório Sírio dos Direiros Humanos (OSDH).
Segundo a organização não governamental (ONG), "os bombardeios russos, mais intensos do que o habitual, sobre redutos rebeldes" ocorreram durante a noite e prolongaram-se até o início da manhã de hoje.
Os alvos foram Ghouta oriental, a leste de Damasco, o norte da província de Homs (no centro) e o oeste da província de Aleppo, no Norte, informou à agência France Presse o diretor do OSDH, Rami Abdel Rahmane.
Os Estados Unidos e a Rússia chegaram a um acordo de cessar-fogo na Síria a partir da 0h deste sábado (27).
O fim das hostilidades ? que há cinco anos deixaram milhares de mortos e milhões de refugiados ? não abrange no entanto o grupo jihadista Estado Islâmico e a Frente Al Nursa, o ramo da Al Qaeda na Síria.
O presidente sírio, Bashar Al Assad, confirmou nesta semana que está pronto a contribuir para a implementação do cessar-fogo.
Neste conflito, que já deixou mais de 270 mil mortos e provocou a deslocamento de mais da metade da população síria, a Rússia e o Irã apoiam militarmente o regime de Al Assad, enquanto os Estados Unidos, a Arábia Saudita e a Turquia, entre outros, apoiam os rebeldes.
Nesta semana, os principais grupos da oposição síria afirmaram o compromisso com uma ?trégua temporária de duas semanas?, por meio de comunicado divulgado sobre o cessar-fogo.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2016-02/siria-russia-bombardeia-redutos-rebeldes-horas-antes-de-cessar-fogo
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
10/12/2021 - Sob a sela de exemplares Árabes, brasileiro brilha em prova no Uruguai
24/03/2017 - Hong Kong decide retirar do mercado toda a carne importada do Brasil
24/03/2017 - Após seis anos detido, ex-presidente egípcio Hosni Mubarak está em liberadade
22/03/2017 - Coreia do Norte realiza nova prova de míssil, segundo EUA e Coreia do Sul