18/03/2016 | Jornalista José Carlos Avellar morre no Rio aos 79 anos
O jornalista e crítico de cinema José Carlos Avellar morreu hoje (18), aos 79 anos, no Rio de Janeiro. Avellar estava internado desde 9 de fevereiro no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) do Hospital São Lucas e, de acordo com a assessoria de imprensa da unidade, morreu em decorrência de complicações de um linfoma.
Avellar trabalhou mais de 20 anos como crítico de cinema no Jornal do Brasil e atuou como diretor da Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM), diretor cultural da extinta estatal Embrafilme e diretor-presidente da RioFilme (empresa de cinema da prefeitura do Rio). Recentemente, ele atuava como consultor do Festival de Cinema de Berlim (Alemanha) e coordenador de Cinema do Instituto Moreira Salles.
É autor dos livros O Chão da Palavra, um ensaio sobre cinema e literatura no Brasil, e A Ponte Clandestina, sobre cinema na América Latina.
http://agenciabrasil.ebc.com.br/cultura/noticia/2016-03/jornalista-jose-carlos-avellar-morre-no-rio-aos-79-anos
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização