 18/08/2013 | Pádua Colosso:  Museu Vaza
18/08/2013 | Pádua Colosso:  Museu Vaza
        Em Estocolmo (Suécia), o Museu Vaza exibe um grande barco de madeira, a história daquele povo conta que a embarcação foi construída por um rei que prometia a seus súditos (e contribuintes), que esse investimento, traria progresso e riquezas para a comunidade.
        Quando pronto, lançado ao mar, por um canal existente no lugar, ele navegou apenas 1.500 mts. e afundou.
        Ficou no fundo do mar por 333 anos, foi resgatado e transformado em peça de museu. 
        Contam que o povo daquela época sofreu grande arrocho porque seu rei exigia altas contribuições para a referida construção e quando aconteceu tamanha decepção, ficaram muito abatidos.
         Diziam que o rei havia se preocupado demais com a parte estética, com esculturas que adornavam todas as laterais, enorme carranca na proa, com a figura de um dragão que espantaria os pensamentos invejosos dos reinados vizinhos e os monstros marinhos, porém havia se descuidado da navegabilidade. 
         Ao olhar a embarcação se pode ver a riqueza estética daquele meio de transporte, mas navegar somente 1,5 Km, nem chegar à mar aberto, foi o cúmulo do descuido com a ESSÊNCIA em favor da estética. 
         Daí, fiquei pensando...............pensando..............Quantos de nós, humanos fazemos da nossa vida uma embarcação lindamente adornada sem atenção à nossa real função. 
         Quantos de nós estão interessados a construir uma embarcação (vida) segura, baseada no autoconhecimento e na prospecção de nossas potencialidades singulares (dons) . 
         Será que estamos agindo como o rei da história? Preocupados com a aparência em detrimento da essência? 
         Será que ao invés de trazermos expansão para nossa espécie, nos tornaremos peças de museu? 
    Dedico esse artigo aos amigos Rachel e Luís Paganin, que residem em Noirmont, Suiça, mas continuam tendo uma âncora amorosa com nossa terra e são os responsáveis por me acessarem a história acima, além de serem fiéis leitores desta coluna. 
           O autor é Psicanalista e possui Especializações em: Mitologias (CEFAS), Sonhos e Símbolos (SPAG), Ópera e Psicanálise (Unicamp), Transtornos Psicossomáticos (S.N.H), Neurociências e Psicanálise (Soc. sicanalítica de Campinas), Psicoterapia Psicanalítica de Grupo (CEFAS) e atualmente especializa-se em: Intervenção Psicanalítica nas Instituições.
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
 20/10/2014 -  Pádua Colosso: Gerontoadolescente e Ageless
 20/10/2014 -  Pádua Colosso: Gerontoadolescente e Ageless 13/10/2014 -  Pádua Colosso: Versos e Tábuas
 13/10/2014 -  Pádua Colosso: Versos e Tábuas 06/10/2014 -  Pádua Colosso: É Primavera
 06/10/2014 -  Pádua Colosso: É Primavera 29/09/2014 -  Pádua Colosso: O Rio do Tempo
 29/09/2014 -  Pádua Colosso: O Rio do Tempo