Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2024
Artigo
27/05/2012 | Nino Marcatti: Starter

O Disque 100 recebeu 285 mil ligações nos dois primeiros dias dessa semana. O setor responsável informou que esse total representa um aumento de trinta por cento em comparação ao mesmo período da semana anterior. A Secretaria de Direitos Humanos associou esse crescimento a dois motivos: a intensificação da divulgação do serviço por conta do Dia acional de Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que aconteceu na última sexta-feira,18. Outro motivo foi a repercussão do depoimento prestado pela apresentadora de TV, Maria das Graças Xuxa Meneghel, em entrevista ao programa Fantástico, revelando ter sido vítima de abuso sexual durante a infância e adolescência.

Historicamente, a civilização humana, nos aspectos políticos e sociais, oscila entre o conservadorismo comportado e a revolução armada, com franca prevalência para os conservadores. Somos essencialmente pacíficos, buscamos ficar fora das confusões, preferimos, quando nos interessa, que os destemidos avancem sobre as frentes que gostaríamos de combater ou subverter. Optamos, muitas vezes, pela submissão, mesmo em situação desconfortável ou exploratória. Ficamos entre o sofrimento da falta de ousadia e o martírio do silêncio entalado.

Apesar da tendência da maioria em ficar longe dos processos reivindicatórios ou denunciantes, sempre houve e sempre haverá aqueles que descortinam as travas da cegueira social e política e lutam. Muitos pagam ou pagaram com a vida por conta dessa opção. Outros são atormentados, psicologicamente, pelos agentes intimidantes. Não neguemos, pois, devemos a evolução da nossa sociedade a esses desbravadores.
 
Itapira está vivendo um momento impar. Correm pela cidade centenas de representantes da sociedade civil em busca de assinaturas para rechear um projeto de iniciativa popular para que os vereadores revoguem o aumento de trinta por cento dos seus subsídios a partir de janeiro de 2013. Precisarão de duas mil e setecentas assinaturas.
 
Alguns vereadores estão vendo esse movimento popular com desdém. Há quem acredite que os edis tudo farão para complicar e retardar os procedimentos constitucionais. Poderão, talvez, lançar dúvidas sobre o trabalho de coleta, questionar a veracidade das assinaturas e desenvolver mecanismos de postergação. Enveredam, quem sabe, ser este um movimento fogo de palha.
 
Imaginemos, então, que cerca de três mil assinaturas sejam recolhidas. Caso os vereadores menospreze a força desses três mil eleitores, qual deverá ser a reação das pessoas que assinaram? Indiferença ou indignação?
 
Conjecturemos que esses três mil eleitores resolvam ficar indignados com a arrogância da nossa casa legislativa e cada um leve adiante e alcance outras quatro pessoas. Estaria formada uma rede de 15 mil eleitores em campanha com a bandeira do reajuste às escondidas empunhada.
 
Os desinteressados no sucesso desse movimento tentam classificá-lo como a serviço do PSOL. Tentam, também, atrelá-lo aos interesses oposicionistas. Só faltava esse acontecimento no campeonato itapirense: impingir aos psolistas a pecha de munhozistas. O filósofo Piva só não se revirará no túmulo por continuar vivinho da silva.
 
O movimento contra o reajuste dos vereadores ganhou luz própria e ramificações. A cidade descobriu a sua força e consolidou a consciência cidadã. Qualquer que seja o resultado, ao futuro caberá a vitória.
 
E o que tem a ver o movimento contra o reajuste dos vereadores com o depoimento da Xuxa? A gente nunca sabe quando o pavio será acesso para desencadear um processo de conscientização e movimentação. Mas acontece... 
 
Fonte: Nino Marcatti

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Nino Marcatti
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1505 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções