Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
17/12/2014 | Amparo recebe o prêmio Município VerdeAzu

 A população do estado de São Paulo conheceu as 118 cidades que mais desenvolvem atividades e projetos na área ambiental. Na quinta-feira (11/12), o secretário Rubens Rizek, ao lado do coordenador do Programa Município VerdeAzul Ricardo Montoro, do deputado estadual Bruno Covas e do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional Júlio Semeghini, que representou o governador Geraldo Alckmin, divulgou o Ranking Ambiental Paulista 2014.

 

O anúncio foi feito em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes. Na ocasião, foi entregue também o Prêmio Franco Montoro para municípios que se destacaram em sua bacia hidrográfica.

Nesta sétima edição do Programa Município VerdeAzul, 118 municípios foram certificados, contra 67 do ano anterior. A nota média também teve um acréscimo de mais de um ponto, de 85,5 para 86,9. Outro número que aumentou foi o de municípios que elaboraram seus Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, de 219, em 2013, para 334 este ano.

Houve ainda aumento na quantidade de municípios com programas de Educação Ambiental, de 203 para 258 em 2014.

Vale destacar que em 2014 o programa fechou parceria com a Defesa Civil do Estado de São Paulo e os primeiros resultados já aparecem – 483 municípios atualizaram a indicação de coordenadores municipais de Defesa Civil. Outra novidade foi a adesão dos municípios ao Programa Cidades Resilientes, com 210 cidades cadastradas.

Amparo cresceu novamente no Ranking e receberá o prêmio VerdeAzul. Em 2009, a cidade era a 400ª, no Estado. Em 2013, a cidade já estava em 130º lugar. Neste ano, a cidade está 48º lugar. A cidade teve 88.09 pontos. Lançado em junho de 2007, o Município VerdeAzul tem como principal proposta descentralizar a agenda ambiental paulista, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade.

Os municípios receberam uma nota ambiental, que varia de zero a 100, e avalia o seu desempenho em dez diretivas. Foram avaliadas ações nas áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

As prefeituras com nota acima de 80 serão reconhecidos pelo exemplo ambiental e receberão o prêmio Município VerdeAzul.

O certificado, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à administração municipal a prioridade na captação de recursos com o Governo do Estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

657 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções