Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
17/12/2014 | Dropes nº 379

Lixeiras certas Desde novembro a Prefeitura vem instalando as 150 lixeiras adquiridas pela municipalidade em vários logradouros públicos. Em cada ponto, duas unidades: uma para os recicláveis, outra para os não recicláveis.

Lixeiras espertas E não é que um cidadão teve a brilhante ideia de vender publicidade e colar um adesivo nas lixeiras adquiridas com o dinheiro do contribuinte, vendendo como se fosse uma ação particular autorizada pela Prefeitura? Quem pagou dançou.

Limpeza imediata Acontece que o prefeito Paganini dentro da religiosa visita ao mercado municipal avistou as novas lixeiras, todas adesivadas indevidamente e determinou a imediata limpeza. Quem pagou o pato foi um colaborador que deixou neste domingo a tarefa de “pegar e devolver bola de futebol ao campo” para deixar as lixeiras limpinhas novamente.

Tem cada uma... A mesma fonte, sem revelar o santo, contou que o mesmíssimo cidadão teria instalado um telão de Natal na Praça Bernardino de Campos e como tinha dois coqueiros atrapalhando as imagens publicitárias, o gênio não teve dúvida: usou cordas para envergar os coqueiros até limpar a frente do telão. O setor responsável da Prefeitura lá compareceu e colocou os coqueiros em liberdade, novamente.

Balanço A sessão da Câmara Municipal desta terça-feira teve a palavra do presidente Carlinhos Sartori, ainda se recuperando da dengue, para fazer um rápido balanço da sua gestão que está se encerrando, com destaque para as adaptações no prédio e a criação dos gabinetes dos vereadores. Todas as dez salas foram dotadas de computadores, internet, impressoras e mobiliário apropriado.

Milagre? Carlinhos criou um espaço para reuniões, comprou equipamentos de informática e rede sem fio de internet, reformou o sistema elétrico e hidráulico, substituiu o telhado da secretaria, adequou o passeio público e o acesso à câmara aos portadores de necessidades especiais dentre tantas outras inciativas. Depois de tudo isso, ainda devolverá este ano, ao poder executivo, cerca de R$ 600 mil.

Novo líder A novidade ficou por conta do PRB que nomeou, a partir dessa sessão, o vereador Marcos Paulo da Silva como líder do partido em substituição ao vereador, o mais votado nas eleições de 2012, Juliano Agua Suco.

Oposição? Como se sabe, o vereador Marcos Paulo da Silva depois de sucessivas sessões acompanhando os votos da oposição acabou sendo descartado da base aliada governista e passou a se intitular integrante da chamada bancada independente (sic) e continuou alinhado à oposição.

Oposição! Foi comentado, também, que o vereador Marquinhos teria feito algumas exigências ao prefeito Paganini lhe concedendo prazo até o dia 1º de janeiro de 2015, caso não seja atendido, o PRB pulará para a oposição. As exigências não foram abertas, mas sabe-se que o prefeito Paganini jamais atenderia ou atenderá pedidos daquela natureza.

Frente de oposição Foi comentado, também, que o vereador “independente” teria assumido um acordo com Toninho Bellini e com o ex-candidato ao senado Gilberto Kassab, que esteve recentemente em Itapira, de que levaria o partido, assim que possível, para formar uma frente de oposição para as próximas eleições.

Novo regimento A última sessão ordinária do ano e do biênio mostrou que é extremamente necessária a reformulação do regimento da casa. Em diversos momentos a ética parlamentar foi ferida e o desrespeito generalizado, não muito diferente do que ocorreu em outras sessões do ano. Para quem assiste, a briga não é política, é pessoal.

Nova audiência... Além disso, as discussões continuam seguindo a linha da discussão desinformada, com abusos de nomenclaturas não condizentes com a atividade parlamentar e o tempo é gasto desnecessariamente, na maioria dos casos, provocando, provavelmente, a redução da audiência qualificada na rádio e na internet e aglutinando o público habitual de programas televisivos sensacionalistas dos finais de tarde. Uma audiência que não interessa a ninguém.

Escada Tem vereador se valendo do direito de se manifestar para servir de escada para os oradores mais dotados (na situação e na oposição), assim como tem vereador que acha que no plenário ou na tribuna vence que grita mais e ofende mais, independentemente da qualidade dos argumentos.

Repeteco Tem vereador que se imagina ter o poder da oratória e castiga a paciência de qualquer ouvinte. Do jeito que vai, a renovação, na próxima eleição, poderá chegar perto da que ocorreu em 2012.

Filhos de Deus A oposição usa e abusa do papel de ser do contra e tenta convencer os situacionistas de que eles são, também, filhos de Deus. Acreditam e esperam, esses oposicionistas, que a situação deve, de vez em quando, dar-lhes uma colher de chá, mas como isso não acontece, aproveitam para pegar carona no cronograma do poder executivo.

Falta conversa A situação, por sua vez, erra ao oferecer as bênçãos à oposição falhando na ação política. Boa parte dos assuntos controversos das sessões da semana passada e desta semana foi motivada pela ausência de ação política eficiente nas preliminares. Só para lembrar, política é a arte de conversar.

Opinião Os nossos legisladores parecem imaginar um poder maior do que aquele que lhes foi outorgado nas eleições. É lamentável, mas é bem possível, caso não seja aprovado um novo regimento capaz de conter os abusos e as ignorâncias, a composição atual da Câmara dos Vereadores poderá prestar um grande desserviço à evolução política da nossa cidade e levar a população a dar um novo rapa nos vereadores eleitos em 2012. O poder legislativo precisa de políticos minimamente responsáveis. Legislar não é ataque, tampouco é defesa. Legislar é avançar, cada bancada do seu jeito, com inteligência e muita conversa. Predicados, por ora, ausentes.

Recesso O Dropes entra em recesso. A coluna voltará no ano que vem, quando a política local voltar a esquentar. 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

766 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções