Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Janeiro de 2019
Notícia
27/09/2016 | Docente do Senac Itapira dá dicas de como descartar corretamente o lixo doméstico

Descarte incorreto de lixo e resíduos oferece riscos ao meio ambiente

 

Docente do Senac Itapira dá dicas de como descartar corretamente o lixo doméstico

Dar um destino correto ao lixo e aos resíduos produzidos no dia a dia é ainda uma questão que causa muitas dúvidas em grande parte da população. Plástico, óleo de cozinha, papelão, pneus, pilhas, baterias, como descartá-los?

 

De acordo com Fabiane Godoy, engenheira ambiental e docente do Senac Itapira, todo lixo produzido em casa deveria ser enviado aos aterros sanitários, locais aptos para o descarte correto dos resíduos sólidos urbanos. No entanto, nem todas as cidades apresentam estrutura adequada para recolher esses materiais, os quais têm potencial para causar poluição de águas e solo.

Muitas regiões são deficientes quando se trata de coleta seletiva e reciclagem. “Mesmo em municípios onde existem os aterros, é fundamental que façamos a reciclagem dos resíduos sólidos, reaproveitando-os e os transformando em novos produtos. Dessa forma, poupamos um volume enorme nos aterros sanitários”, destaca a docente.

 

Fabiane explica que, por meio da reciclagem, também deixamos de retirar da natureza parte dos recursos naturais para a fabricação de produtos, como os plásticos que são produzidos através de derivados do petróleo. “Sem contar que, para a construção e operação dos aterros sanitários, é necessário ter uma grande área para sua construção e ter um sistema de gestão dos gases e do chorume gerados pela  decomposição do lixo”.

 

Na cidade, a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira (Ascorsi) tem papel fundamental para a reciclagem dos resíduos domiciliares. Segundo Fabiane, de 2011 a 2015, a Ascorsi coletou e comercializou 1.977 toneladas de resíduos que ocupariam 36.446 m3 no aterro sanitário. Foi economizado um volume de aproximadamente 15 piscinas olímpicas, e, assim, o aterro sanitário ganhará uma vida útil maior.

 

E para colaborar com a associação e o meio ambiente, a ideia é separar esses materiais em casa e procurar por pontos de descartes próprios para este fim. A docente explica que é bem simples: “separe o lixo úmido, que são principalmente os restos de alimentos e papéis sujos, do lixo seco, que são embalagens dos produtos”, ensina.

 

Outros materiais como pilhas e baterias, embalagens de agrotóxicos, óleos e lubrificantes, pneus, lâmpadas e produtos eletrônicos têm garantido o processo de logística reversa. “O consumidor tem o dever de devolver esses produtos para a loja onde comprou e o estabelecimento devolve para os fornecedores, que vai dar o destino correto ao material que agora é lixo”, alerta Fabiane.

 

Para que o descarte correto do lixo de casa seja uma prática diária, a docente do Senac Itapira dá mais algumas dicas, confira:

 

·         Sempre que fizer compras, leve a sua própria sacola. O plástico, se descartado de forma incorreta, pode levar até 100 anos para se decompor na natureza. Se a sacola pessoal não for suficiente, opte por adquirir sacolas plásticas recicladas;

 

·         Óleo de cozinha usado também é reciclável e pode virar sabão. Uma única lata de 1 litro de óleo usado despejada na pia, além de entupir o encanamento, pode contaminar até 18 mil litros de água, quase dois caminhões pipa;

 

·         Baterias de telefones celulares geram lixo tóxico, por isso, uma alternativa para o descarte desse material é entregar as baterias velhas em lojas de eletrônicos. Muitos estabelecimentos providenciam ou encaminham o material para reciclagem.

 

 

Serviço
Senac Itapira
Endereço:
Praça Bernardino de Campos, 150 – Centro

Informações: (19) 3813-8210 ou www.sp.senac.br/itapira 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

623 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções