Atendendo aos pedidos. Duas notas publicadas no último dropes sofreram alterações. Uma foi suprimida totalmente, a outra, parcialmente. No primeiro caso, o Dr. André solicitou a supressão em face de que o acontecimento envolveu foro íntimo, que o fato do evento familiar ter sido realizado no mesmo local, foco de outra notícia, foi meramente ocasional. Diante da razoabilidade do pedido, o Dropes atendeu e retirou prontamente. A alteração parcial deu-se por conta da frase que teria sido atribuída a Marcelo Iamarino, presidente do clube, por não ter correspondido com o que ele tinha efetivamente pronunciado. Marcelo tinha agradecido a compreensão dos presentes, desculpou-se pelos problemas ocorridos e enalteceu todos os bons momentos daquela noite. Salvo com relação à má interpretação das palavras de Marcelo, as demais informações postadas foram confirmadas como corretas.
Dropes esclarece: Conforme previsto no rodapé da coluna, o Dropes não se intitula o porta-voz da verdade, busca apenas democratizar a notícia dentro do preceito constitucional de assegurar a todos o acesso à informação de fatos político-sociais de interesse coletivo, resguardando o sigilo da fonte. Em qualquer situação, o Dropes e o Portal Cidade de Itapira garante pleno direito de resposta, dispensando a necessidade de intervenção jurídica.
O Mino sério? Para quem conhece Mino Nicolai desde criancinha sabe que só uma coisa pode tirá-lo do sério: algumas “gotas de Barros Munhoz” no sangue dele. É quando a adrenalina sobe, parte para o destempero e acaba até dizendo coisas que o cargo não lhe permite. Mas no jantar da Santa Fé algumas pessoas observaram que ele estava com cara de poucos amigos. Sério, sem brincar. Seria a convenção do PSB?
Nada disso, era fome, mesmo! É isso aí, gordo não gosta de brincadeira com esse negócio de comida. Quer ver o vereador com a testa franzida? Deixe-o com fome. Ele como qualquer outro gordo desse mundo fica bravo. Tá explicado Mino. Tá perdoado.
Bolinho mordido? Aí já é demais. Mas o que mais irritou Mino Nicolai foi que depois de reclamar da falta de comida, a garçonete colocou em sua mesa, um prato cheio de salgados, mas quando o vereador foi pegar um deles, uma bela mordida já tinha levado mais da metade. Tem gente achando que foi o companheiro de mesa Manoel Marques...
Reciclagem. Tá certo que a ordem do dia é reciclar a maioria dos resíduos sólidos. Papel, papelão, vidro entre tantos. Mas reciclar alface? É incrível, mas aconteceu. Depois que a salada não dava para todo mundo, o jeito foi dar uma engrossada com os descartes ao lado da pia. Mesmo assim, não deu.
Triste fim... Danilo Ventura visitou nesta quinta-feira, uma auto-escola, na expectativa de filiar o proprietário num partido do protetor Manoel Marques. Recebeu a seguinte resposta: “eu só me filio de for para apoiar o Totonho. Meio atordoado, Danilo não se fez de rogado, não queria perder a viagem, e emendou: “então você pode filiar, pois acho que o nosso fim será esse mesmo...”
Chegou a São Paulo e retornou. Barros Munhoz tão logo viu a notícia publicada no Dropes anterior de que ele estava com tudo em Eleutério, mandou um recado para a redação: gosto de Itapira, gosto de todos os bairros, mas confesso, tenho um carinho especial por Eleutério, principalmente agora, estou contentíssimo pela conquista das pontes.
Eu não abro, não... Cristina Gomes vem sendo assediada absurdamente por Mino Nicolai e Manoel Marques. Querem garantir um cobertor. Dormem, mas não sabem se acordarão com o partido na mão. Mas Mino exige Alberto Mendes fora da jogada. A presidente do PDT vem se mantendo firme e garantindo, que do Mendes ela não abre mão.
Reunião da terceira via. Nesta semana uma reunião envolveu o PDT e o PCdoB. Ficou praticamente selada a chapa Alberto Mendes e Luis Domingues Pasté. Mas o sonho de consumo do grupo era Alberto e Sonia ou Alberto e Orcini. Sonia como se sabe estará amarrada ao partido, mesmo que não concorde com a convenção. Orcini, no final da história, acabará nos braços e abraços de Munhoz.
Sobrou para o Mário. Conforme antecipado pelo Dropes. Nem prefeito, nem Tiago, nem Tarcisio, nem Adolpho, nem Avancini. Todos estavam convidados. Ficou para Mario da Fonseca enfrentar a ira do Conselho do Meio Ambiente. Ele fez o que pode, assumiu compromisso de alguns encaminhamentos importantes. Reconheceu algumas falhas, admitiu desconhecimento da matéria, mas assegurou a sua disposição ao diálogo.
Por falar nisso. Na sexta-feira que vem mostre que você é um cidadão itapirense e compareça ao Fórum Municipal do Lixo. Esse é um assunto que não podemos delegar para ninguém. Esse negócio de descartar o que não presta, de qualquer maneira, sem se preocupar com a destinação do lixo, é coisa de povo mais do que subdesenvolvido, é coisa de povo tonto.
Tá assim de Ecochatos. Um comentário correu solto pela cidade, esta semana, que um pequeno grupo de ecochatos estaria dando o maior trabalho aos burocratas de gabinete. Até que bateu num cidadão assíduo das rodas na praça que emendou: “eu vi na televisão, que na vida a toda ação tem uma reação, quando os ecochatos aparecem é porque tem eco-irresponsáveis, eco-oportunistas, eco-incompetentes... circulando na área.
Imprensa em debate. Os jornais Tribuna de Itapira e A Cidade, Mais TVi, os sites PCI e Kala e a Rádio Clube de Itapira realizaram uma grande façanha esta semana. Sentaram e diante das câmeras discutiram sobre o papel da imprensa em uma cidade como Itapira. Foram quatro programas. Um para cada tema. Todos estão disponíveis no canal TV PCI, no “Portal Cidade de Itapira”. Isso mostra que a imprensa itapirense está buscando o seu lugar e a consolidação da sua identidade.
Vem muito mais por aí. Apesar da pouca familiaridade com os recursos televisivos. Os profissionais participantes demonstraram maturidade, coragem, conhecimento e, sobretudo, possuidores de opinião. A experiência mostrou que outros projetos poderão ser realizados em conjunto. Sabe quem vai ganhar com isso? A população de Itapira.
Franco crescimento! A cada capítulo o Dropes ganha novos adeptos. Transformou-se em leitura matinal obrigatória para muitos itapirenses. Em menos de três horas cerca de quinhentas pessoas passaram pela coluna. Dado o nível de repercussão, estima-se que o boca a boca quintuplique a informação.
Prezados Internautas
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
Nino Marcati, da Redação do PCI
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.