Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Setembro de 2020
Notícia
29/11/2011 | DROPES: 74º capítulo
O assunto é Educação. O professor Flavio Eduardo Mazetto encaminhou mensagem ao Portal Cidade de Itapira sobre a questão educacional levantada por Luiz Carlos Pedroso, lançada no Dropes 73. Como é costume do PCI, a íntegra dos seus comentários foi publicada como notícia e está disponível na página principal. Nino Marcati aproveitou a oportunidade e entrou no debate sobre Educação. Vale a pena conferir.
 
Mano na seleção e o Primo na prefeitura. O presidente do PTN, Antonio Pedro Spiti de Almeida, mais conhecido como ''primo'', estaria alardeando aos quatro cantos da cidade, sua pré-candidatura a prefeito nas eleições de 2012. Ao mesmo tempo, sabe-se que o presidente Primo, em relação ao PTN é como a rainha da Inglaterra. Reina, mas não governa.
 
Na mão de Danilo. Quem tem o controle de fato, do PTN de Itapira – não é novidade para ninguém – é o presidente do PSL. Danilo Ventura foi responsável por buscar o partido na Capital e na formação da primeira executiva do PTN em Itapira. Danilo, então, é o elo entre Itapira e o PTN.
 
Só perde para o Orlando. Danilo é jovem e está a pouco tempo na política, mas anda dando banho em muita gente experiente. O PTN é um dos cinco partidos que Danilo ajudou a se estruturar.
 
Do paletó xadrez para a carteira de couro preta. Circula pelos meios políticos que como o presidente Primo não está dançando conforme a música poderá dormir presidente e acordar na rua da amargura. Será que Danilo Ventura já não teria formado um novo comando para o PTN? Os nomes sugerem que estariam guardados dentro de uma carteira de couro preta. O filme já é conhecido nas telas itapirenses.
 
Esse Primo é Uóootimo! O Primo parece que não aprendeu que em política três parâmetros devem ser observados: a liderança, a fidelidade e a gratidão. Atribuem ao Primo o imbróglio que levou os representantes da família Orcini a perder o PMDB e colocar o veterano Toninho Orcini em oposição ao deputado Barros Munhoz.  
 
Sonia no PCdoB? Um vereador tem comentado abertamente pelas vias publicas da cidade que a vereadora Sonia Santos estaria com os dias contatos no PT. Caminha para o PCdoB. Não se sabe donde esse vereador teria tirado essa informação dado a improbabilidade do acontecimento. Caso isso acontecesse nos próximos meses, ela estaria fora do pleito de 2012.

Negocio da china para os petistas. Verdadeira ou não essa história, temgente dentro do PT que acredita que a vereadora dará um trabalhão danado nas convenções partidárias do ano que vem. Logo, assim que a informação espalhou sobre a possível saída de Sonia do PT, a reza tem sido reforçada para que isso aconteça, o quanto antes. A torcida cada vez aumenta mais!
 
O Novo Tempo nos velhos tempos. Quem diria! Toninho Bellini, líder maior do grupo Novo Tempo, aquele que ocupou o poder para apagar qualquer lembrança do passado, elegeu como seu principal interlocutor, nada mais, nada menos, o veterano mor, que era unha e carne com o deputado Barros Munhoz, o vereador Toninho Orcini.
 
Quando as paredes ouvem, dizem. Toninho Bellini tem se aconselhado com Orcini para quase todas as tomadas de decisão. Depois que Manoel Marques passou a se preocupar com a presidência da câmara e com a sua candidatura a prefeito, deixando o prefeito sem pai nem mãe. Dentre o pessoal que o cerca, falta-lhes experiência. Coisa que Orcini tem de sobra.
 
Desautorizou Mino. Deveria caber ao líder do prefeito o relacionamento com os vereadores ou mais precisamente com Toninho Orcini. Como o vereador é respeitado entre seus pares, qualquer titubeio, pode levar o governo à derrota, apesar da maioria. Logo, Bellini optou por ir direto à fonte.
IPTU 2012. Aliás, Manoel Marques em entrevista ao Betuska revelou uma questão interessante ao ser questionado sobre a questão do IPTU e as vantagens para pagamento à vista e outros benefícios. Marques garantiu: “os vereadores não podem apresentar esse tipo de projeto”. E completou: “não acredito que o prefeito o faça. Como ele perdeu na última vez que teve essa iniciativa, não vai correr o risco de uma nova derrota.”  
 
O time mudou. Interessante, pois quando isso ocorreu, maioria dos vereadores dizia jogar no time da oposição. Qual seria o medo de agora? Concluir que os vereadores daquela época votaram de acordo com a consciência deles?
 
Contra-ataque. Nas últimas reuniões dos Toninhos, Bellini e Orcini, a pauta girou em dois assuntos principais: eleição do ano que vem e a CPI. O prefeito acha que a melhor maneira de combater Paganini será apresentar Orcini. Teoricamente os dois teriam o mesmo perfil. E quanto à CPI, Bellini não quer nenhum erro. Sabe que todo mundo está na espreita.   
 
PDT ligado. Gente ligada à terceira via garante que essa aproximação de Toninho Bellini a Orcini visa chamar o PDT para o lado dele. Mas avisaram: “nem vem que não tem, se abusarem Toninho fica sem legenda para vereador.”
 
Agora não! Orcini teria dito ao prefeito que é melhor aguardar os acontecimentos e ver qual será o destino da candidatura Alberto Mendes. Para desespero de Bellini, só depois disso Orcini poderá aceitar uma conversa nesse sentido.
 
Para os amigos do rei, tudo. Ferrarini usou a tribuna dessa terça-feira para agradecer o prefeito Toninho Bellini pelos atendimentos aos pedidos dos vereadores. Disse estar muito contente pelos pedidos dele, que foram, finalmente, desengavetados. Sonia pediu um aparte e lembrou que continua o velho sistema, tanto criticado, continua em vigor. Ferrarini pediu que fossem verificados os pedidos da vereadora que continuam no prego.
 
O Dropes agradece. O Dropes levantou a falta de delicadeza por parte da Câmara que teria prestado, na última semana, uma justa homenagem a Policia Militar pela ação competente na tentativa de assalto na Estrela, esquecendo da Guarda Municipal que tinha tomado a iniciativa. Na sessão dessa terça-feira, houve a correção.
 
Paganini emplacou. Se na cabeça de Barros Munhoz era ou não lançar Paganini para valer como prefeito, parece que ficou difícil corrigir a rota, caso a intenção fosse outra. A população queria ver o deputado como candidato, mas ao que tudo indica aceitou com satisfação o nome do presidente da ACEI.
 
Tá dando Ibope. O artigo do redator responsável do Dropes, Nino Marcati, publicado no PCI bateu todos os recordes de leitura em apenas três dias. Todos os assuntos relacionados ao Mestre têm mantido alta taxa de visitação. Mostra que os internautas querem conhecer mais José Natalinho Paganini.
 
A santa carteirinha. Um associado da Santa Fé que gostou de um comentário feito aqui no Dropes sobre a exigência da carteirinha para a entrada no Clube encaminhou um comentário dizendo o seguinte: “desde o dia 1º de novembro eu mostro para os porteiros a minha CNH e eles me deixam entrar. Uns percebem a minha safadeza, outros diante de tantos afazeres nem prestam atenção. Eles não estão ofendendo a determinação do clube. Eles sabem muito bem quem eu sou e que estou quite com as minhas obrigações. Ver a minha fotografia por quê?” Em tempo: o associado disse também que caso fosse solicitada a dita cuja, a mesma seria prontamente apresentada. Mas isso nunca ocorreu.  
 
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: contato@cidadedeitapira.com.br.
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1698 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções