Carregando aguarde...
Itapira, 14 de Dezembro de 2019
Notícia
09/09/2015 | Dropes nº 414


Novo vice A sessão da Câmara, que nesta semana aconteceu nesta quarta-feira, foi tranquila. O novo vice-presidente, Carlão Jamarino, foi eleito, conquistou sete votos contra os três dados ao vereador Marquinhos.

Condenação A relação do jornal Tribuna de Itapira com grupo Novo Tempo continua rendendo dores de cabeça e não deve parar tão logo. Nesta semana foi publicado no Diário Oficial do Estado a sentença do Tribunal de Contas que condenou a contratação de serviço de publicação de atos oficiais da administração anterior.   

Dispensa Segundo a sentença proferida, ficaram evidenciadas as ações desordenadas por parte da municipalidade, onde foram feitas contratações consecutivas por meio de dispensa de licitação.

Ministério Público O Tribunal constatou que apesar da existência de três jornais que poderiam fazer publicações de atos oficiais, a Prefeitura concluiu que somente um deles atenderia os requisitos legais e inviabilizou a competição. O ex-prefeito Toninho Bellini foi multado em 200 UFESP’s. A decisão foi encaminhada para o Ministério Público.

De casa nova Menos de um mês depois que o grupo dissidente anunciou a saída do PCdoB foi publicada a nominata da nova comissão executiva do PR composta pelas principais ex-lideranças pecedobista: Luiz Domingues, Marcos Gasparino, Cristovão Alberto Coloço Filho, Victor Belli de Carvalho, Everton Diego Stringuette e Fabrício da Silva Silvestre.

As voltas que o mundo dá Sem citar nomes, chegou à redação do Dropes que um professor que teceu ácidas críticas contra a ETEC está, agora, tentando integrar o quadro de professores da instituição.

Reforma política Os senadores votaram nesta semana a redação final da reforma política. O texto volta para a Câmara Federal para ser reexaminado.  Para que as novas regras sejam válidas para o ano que vem, o prazo fatal para a sanção é dois de outubro.   

Sem empresas Dentre os pontos principais aprovados, ganhou destaque a proibição de doações de empresas aos partidos políticos e aos candidatos. Somente pessoas físicas poderão ser doadoras desde que o valor doado não supere ao recebido no ano anterior e seja devidamente identificado.

10% por cento Outra novidade interessante é que os candidatos que não conquistarem quantidade de votos igual ou superior a 10% do quociente eleitoral, mantida a decisão do Senado, não serão considerados eleitos.  Em 2012, dos 140 candidatos, apenas 30 superaram os 10% do coeficiente eleitoral daquela eleição.

Só por amor A campanha do ano que vem será mais curta terá 35 dias. As cidades ficarão menos poluídas, as placas de rua não poderão superar 50 cm2 e os carros de som serão proibidos. Os candidatos não poderão contratar militantes. A distribuição frenética de folhetos e a agitação de bandeiras tendem a diminuir.

Desde 1999 Foram criados em 2014, 623,1 mil postos de trabalho em 2014. Foi o pior resultado em geração de vagas desde 1999. Dos postos criados, o setor de serviços foi o campeão: criou 587,5 mil. O comércio ficou em segundo lugar criando 217 mil vagas. A indústria e a construção civil pesaram contra, 121,7 mil e 76,8 mil vagas fechadas, respectivamente.

De mal a pior A agência Standard & Poor's (S&P) rebaixou a nota do Brasil de "BBB-" para "BB+" tirando o país do chamado "grau de investimento". Resumindo, o Brasil deixa, segundo a S&P, de figurar na lista dos países bons pagadores. A S&P foi mais longe, deu sinalizou aos investidores internacionais que a situação financeira do Brasil tende a piorar muito mais.

Insuspeita Para quem não se lembra, a S&P foi a primeira das principais agências de classificação de risco que avaliam a situação financeira internacional que concedeu ao Brasil o selo de bom pagador, em 2008. Agora em 2015, foi a primeira a devolver o Brasil ao grau especulativo.

A vaca e o brejo Ao colocar o Brasil como um lugar inseguro para investimentos, como a situação já era periclitante, a vaca pode ir para o brejo de vez. Os custos de financiamento para o governo e para as empresas tendem a se elevar e provocar a redução de entrada de dólares.

Vi entender! Curiosamente, apesar de o mercado estar esperando o rebaixamento da nota desde o começo do ano, o mês de agosto, depois de três meses de fluxo negativo, apresentou entrada de dólares positiva de US$ 4,1 bilhões.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
26/08/2015 - Dropes nº 411
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

495 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções