Carregando aguarde...
Itapira, 31 de Outubro de 2020
Notícia
03/10/2014 | Fatec oficializa oferta de curso de Gestão da Produção Industrial para 2015

Conforme já havia sido anunciado, a Fatec Ogari de Castro Pachecho de Itapira oficializou na quarta-feira, 24, o novo curso que estará disponível no vestibular 2015, Gestão da Produção Industrial. O anúncio foi feito pelo diretor da unidade André Luis Ferrari de Moura Giraldi, em coletiva de imprensa que também contou com a presença do prefeito José Natalino Paganini (PSDB); do chefe de Planejamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Fernando José Bendassoli; do coordenador de Vestibular da Fatec, Leandro José da Silveira; do coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação, Mateus Fuini, e do coordenador do curso de Gestão da Produção Industrial, César Bagnolo.

Compondo o público ouvinte estava o presidente da ACEI, José Aparecido da Silva, representantes de empresas locais, secretários da administração municipal e diretores das Fatecs de Itapira e Mogi Mirim. O novo curso terá 40 vagas no período noturno e duração de três anos. O tecnólogo formado estará apto a desempenhar atividades como estudo de oportunidades de negócios, coordenar equipes de produção, utilização de conhecimentos da logística industrial, diagnóstico e otimização dos fluxos de materiais. Além disso, estará preparado para atuar nas áreas administrativa, financeira e de criação, utilizando a tecnologia para o aumento da produtividade e redução de custos industriais. “Serão profissionais capacitados para atuar na produção industrial e gerenciar os recursos dentro delas”, resumiu Bagnolo.

Devido à inexistência de oferta do mesmo curso da Fatec nesta região, o diretor da unidade, André Giraldi, estima que a procura deva ser de quatro a cinco candidatos por vaga. “Esse curso será muito importante para o desenvolvimento de Itapira e de toda a região. Estamos com um trabalho forte de divulgação e o anúncio desse novo curso tem sido muito bem aceito”, destacou.
 
O processo seletivo para o Vestibular 2015 da Fatec começa no dia 07 de outubro e termina às 15h00 do dia 10 de novembro.
 
As inscrições devem ser feitas através do site www.vestibularfatec.com.br. Para auxiliar os candidatos, a Fatec Itapira terá um ponto de apoio com computador, acesso a internet e impressora para aqueles que precisarem. A divulgação do local do exame será no dia 08 de dezembro e prova será no dia 14 de dezembro às 14h00, com duração de cinco horas.
 
Já neste processo, a unidade de Itapira estará disponibilizando as 40 vagas para o curso de Gestão da Produção Industrial e 40 para o curso de Gestão da Tecnologia da Informação, ambos no período noturno.
 
Parceria
 
Durante a coletiva, a diretora acadêmica Daniela Trani e a assistente técnica Eloá Chagas aproveitaram a oportunidade para pedir o apoio das empresas locais para a realização dos estágios remunerados e não remunerados. “Chamamos o programa de estágio de ‘ganha-ganha’, afinal são beneficiados os alunos, a Fatec, as empresas e a cidade”, afirmou Daniela.
 
Conforme foi destacado, esse novo curso veio para atender a demanda das empresas locais e da região e, por isso, a procura de alunos de Itapira e região deverá aumentar.
 
Eventos
 
André Giraldi também revelou que uma programação especial está sendo desenvolvida para a semana de aniversário da cidade, de 20 a 23 de outubro, com palestra com representante da empresa HP, oficinas e visita a uma feira de alta tecnologia em São Paulo
 
Fatec segue o avanço tecnológico
 
Após o anúncio do novo curso da Fatec, o diretor da Fatec, André Luis Giraldi, foi requisitado pela reportagem de A Cidade para abordar sobre as universidades brasileiras, mesmo as de ponta como USP e UNICAMP, que têm sido cobradas pela defasagem da tecnologia e não acompanhamento par e passo do desenvolvimento das empresas, colocando no mercado formandos em descompasso com a realidade. A pergunta foi curta e grossa: o que a FATEC está fazendo para reduzir essa defasagem?
 
Giraldi respondeu que como a instituição é voltada prioritariamente para o mercado de trabalho, estar ligada ao que acontece no dia a dia das empresas virou uma obsessão. “Periodicamente trazemos palestras de grandes empresas, como a que faremos em outubro com um especialista da HP, participamos de feiras de tecnologia e buscamos estar atentos a tudo o que está acontecendo no mundo e tem relação com os cursos que ministramos”, disse. “É comum nas visitas dos nossos alunos às grandes empresas relatarem a sintonia do nosso conteúdo com a tecnologia que elas estão adotando”.
 
Servidor virtual
 
Para exemplificar a ação da Fatec, André Giraldi contou que a unidade de Itapira já está integrada a um sistema de servidores virtualizados. “Esse assunto só entra na grade mais à frente, mas já temos a tecnologia para oferecer aos nossos alunos.”, explicou André.
 
O servidor virtual se resume a diversas máquinas funcionando dentro de uma só, com ganhos na economia de energia e racionamento na compra de novas peças que passa a se resumir a uma máquina apenas, trabalhando nos ambientes em nuvem, que é a grande tendência do mercado, na atualidade.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

790 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções