Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Junho de 2019
Notícia
03/02/2013 | Grito de Carnaval festeja 10 anos com promessa de casa cheia

 

Acontece na próxima sexta-feira, dia  08 de fevereiro o tradicional Grito de Carnaval, patrocinado pela Casa das Artes e que neste ano celebra dez anos de sua realização. O músico e regente Cesar Lupinacci, principal idealizador do evento, lembra que ele surgiu em decorrência da constatação de que os ritmos tradicionais do carnaval de antigamente como marchinhas, samba e samba enredo perdiam espaço para  outros mais ‘exóticos’ tipo axé e até sertanejo.
 
Como ele próprio por influência dos próprios familiares teve uma formação musical com forte apreço pelos ritmos melódicos mais suaves, Cesar começou a atrair interessados em integrar um projeto que servisse como necessário anteparo aos festejos carnavalescos resgatando num único evento  as tradições carnavalescas de antigamente. “ O primeiro evento teve assim uma participação muito entusiasmada das pessoas que adquiriram o convite, embora com um público bem menor, por exemplo, com que as três últimas edições. A partir do segundo ano o evento começou a se popularizar, tanto que tivemos que deixar o clube XV de Novembro (palco dos primeiros encontros) para levar o evento para o Clube de Campo Santa Fé”, registrou.
 
A banda da Casa das Artes é famosa por agregar músicos consagrados , os chamados ‘veteranos’ e iniciantes dotados de muito talento. Serão ao todo 22 componentes que terão a incumbência de potencializar as festejadas vozes de Luiz Antonio Paniçola e de Camila Pereira, cantora radicada na vizinha cidade de Amparo.
 
Blocos
 
Lupinacci chama a atenção para o fato de que nas realizações anteriores começou a ganhar forma dentro do salão o trânsito dos blocos de foliões que eram marca registrada nos carnaval de antigamente. “ Esta é a maior comprovação de que a nossa proposta de resgatar o antigo e tradicional carnaval caiu no gosto da população local”, observa. Ele disse que já são nove os blocos que estarão se refestelando dentro do salão do Santa Fé: Nheco ( com componentes do famoso bloco); Pererecas;  Larguei o giz e peguei o copo ( de professoras e professores); On Coton; Buia; Cai na Folia e Só no Meu?.  Além das vestimentas que cada folião estará trajando para caracterizar seu  Bloco , durante o baile a banda vai executar músicas que funcionam como espécie de ‘hino’ de cada aglomeração.
 
Os ingressos podem ser adquiridos  por R$ 30,00 (visitantes) e sócios R$ 25,00; na secretaria do Santa Fé e na sede da Casa das Artes ( em frente à escola Júlio Mesquita) em horário comercial. Quem quiser participar deve se antecipar porque o número de ingressos é limitado a 1.200 entradas.
Legenda:
 
A banda da Casa das Artes é chamariz do evento que acontece sexta-feira no Santa Fé
 
 
 
 
 
Saúde inicia mobilização anti DST nesta semana

 
eventuais foliões que irão se dedicar aos festejos carnavalescos a partir do próximo sábado a necessidade do uso do preservativo para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST), sobretudo a AIDS.
 
A Secretária de Saúde Eliane Castro disse que já a partir desta segunda-feira serão distribuídos em Postos de Saúde e locais de grande circulação de pessoas folhetos explicativos. Durante o carnaval serão disponibilizados postos de distribuição de preservativos para os fólios. Faixas com advertência sobre o tema também serão espalhadas em pontos estratégicos.
 
Ao par disso tudo três Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Cubatão, Braz Cavenaghi e na sede da Vigilância Epidemiológica (no Penhão) estarão realizando em horário comercial o teste rápido para a detecção da AIDS. “Trata-se de um esforço oportuno e necessário para conscientizar as pessoas sobre os cuidados que devem ser tomados com relação à disseminação das DSTs “, disse Eliane.
 
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1138 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2019 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções