Carregando aguarde...
Itapira, 23 de Janeiro de 2020
Notícia
23/12/2012 | Itapira recebe Certificação do Projeto Município Verde Azul

 

Premio Franco Montoro foi concedido pelo terceiro ano consecutivo
 
No dia 18 ultimo o Município de Itapira através da Prefeitura Municipal e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foi contemplada com a Certificação do Projeto Município Verde Azul ocupando a posição 39º no Ranking Estadual dos 645 municípios do Estado de São Paulo que fizeram a adesão ao Programa.
 
A entrega da certificação ocorreu no Palácio dos Bandeirantes, onde participaram da solenidade o Vice-Prefeito Antonio Carlos Martins, o Diretor da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente Joaquim Barbosa Júnior e o coordenador do programa no município, o biólogo Anderson Martelli.
 
Este Projeto foi lançado em 2007 como um projeto ambiental inovador com o objetivo de descentralizar a política ambiental, ganhando eficiência na gestão ambiental e valorizando a base da sociedade. Com a gestão ambiental compartilhada, o Governo passou a ter os municípios como fortes parceiros, tomando decisões conjuntas, estimulando ações municipais em prol do meio ambiente e da sociedade, criando uma responsabilidade mútua e promovendo a participação da sociedade na gestão ambiental e, dessa forma, conscientizando a população, transformando-a em atores sociais comprometidos com as questões ambientais de suas cidades retrata Joaquim Barbosa Junior responsável pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
 
Participam do Projeto Município Verde Azul  todos os 645 municípios do Estado de São Paulo que iniciou a partir da assinatura de um “Protocolo de Intenções” que propõe 10 Diretivas Ambientais, abordando questões ambientais prioritárias a serem desenvolvidas. 
 
As 10 Diretivas são: Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Recuperação da Mata Ciliar, Arborização Urbana, Educação Ambiental, Cidade Sustentável, Uso da Água, Qualidade do Ar, Estrutura Ambiental e Conselho de Meio Ambiente, onde os municípios concentram os seus esforços na construção de uma agenda ambiental efetiva retrata Anderson Martelli biólogo da pasta e a engª. Mariana Cardoso.
 
Segundo Barbosa Junior, em 2008, primeiro ano do Projeto, 614 municípios assinaram o Protocolo de Intenções. Em 2009, 2010, 2011 e 2012 participaram do Projeto os 645 municípios do Estado de São Paulo. 
Martelli retrata que o Plano de Ação com propostas das 10 Diretivas, habilitando-se para a avaliação e lançamento no ranking ambiental dos municípios paulistas foi totalmente preenchido não dispensando esforços por toda a equipe da SAMA como também de toda a estrutura administrativa da Prefeitura Municipal, entidades sociais como a Ascorsi, Casa da Criança, Rede Social e membros da sociedade em geral. 
 
Este ano 134 municípios conseguiram atingir acima de 80,0 pontos sendo estes certificados e consagrados “Municípios Verdes”, uma avaliação que varia de zero a 100. O ganho ambiental conquistado pelo Estado com este projeto revela alguns dados significativos como, 410 projetos de coleta seletiva implantados, 340 ETEs, 567 conselhos ambientais, 155 planos de gestão de resíduos sólidos, 204 programas de educação ambiental e 144 planos de recuperação de mata ciliar. E os avanços não pararam por aí. São 335 municípios com centros de educação ambiental, 261 com ciclovias, 276 com planos de arborização urbana e 361 com viveiros de mudas, e 205 com parcerias ambientais com pessoas físicas e jurídicas. 
 
Além da certificação, o Município de Itapira foi o melhor colocado dentre os 43 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica do Rio Mogi Guaçu, conquistando pelo terceiro ano consecutivo o Premio Franco Montoro.
 
Toda a equipe da SAMA agradece a todos que direta ou indiretamente nos ajudaram nesta conquista e nossas ações irão refletir, acima de tudo, sobre a preservação do nosso planeta e às futuras gerações sempre agindo localmente e pensando globalmente relata Barbosa Junior.
 
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
1 comentário
26/12/2012 14:12:29 | Marcão Centofante
Parabéns a equipe do sama em especial ao anderson por esta conquista, muito sucesso pra vcs.....
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

356 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções