Carregando aguarde...
Itapira, 16 de Agosto de 2022
Notícia
18/12/2021 | Itapira recebe dois prêmios pela atuação no Programa Município Verde Azul

 

Nesta quinta-feira, 16, Itapira foi contemplada com dois prêmios do Programa Município VerdeAzul (PMVA), coordenado pela Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. No evento realizado em São José do Rio Preto, o município recebeu os prêmios de Equipe Articulada 2021 e Interlocutor Articulado 2021, cujo título é do biólogo da SAMA (Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente) Anderson Martelli. “Esses prêmios são o reconhecimento do excelente trabalho ambiental realizado pelas nossas equipes. Parabenizo ao Anderson pelo título de Articulador e toda a equipe da SAMA e outras secretárias e departamentos envolvidos pelo prêmio de Equipe Articulada”, celebrou o Prefeito Toninho Bellini.

A escolha dos premiados foi feita pelos próprios interlocutores e suplentes do Programa entre 25 e 27 de agosto de 2021 e os dados contabilizados pela equipe Município VerdeAzul. A indicação e a votação aconteceram com base nas trocas de experiências por meio de reuniões on-line e presenciais e capacitações.

“Entendemos que a política pública pode ser feita nos gabinetes, por meio de reuniões seja em São Paulo ou em Brasília, mas a aplicação dela só é possível em um lugar: nos municípios, de modo a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Então, esse projeto municipalista é fundamental, uma vez que atualmente o meio ambiente é pauta obrigatória. Já não há como se pensar em qualidade de vida sem falar em meio ambiente”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente Marcos Penido.

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. “O principal papel do PMVA é o de induzir políticas públicas municipais, além de aproximar a prefeitura do corpo técnico da SIMA, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas: ar, água, solo, biodiversidade, arborização urbana e saneamento, representadas em 10 diretivas”, destacou o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo Silva.

José Aparecido Perentel Rostirola, Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, esteve presente na solenidade e falou da satisfação em ver o trabalho da equipe itapirense sendo reconhecida. “Nos deixa muito feliz ver nosso trabalho sendo repercutido a nível regional e estadual e, consequentemente, premiado”, disse.

Premiado, o biólogo Anderson Martelli se emocionou ao falar do prêmio de interlocutor e também o de Equipe Articulada. “Fico muito feliz por ter sido escolhido e que a nossa equipe também teve destaque. Agradeço a Deus por me dar forças para continuar executando as ações do programa e também ao nosso prefeito pelo apoio, ao nosso secretário e toda a equipe da SAMA, com membros muito engajados nas questões ambientais. Agradeço ainda a todas as demais secretarias municipais envolvidas nesse trabalho, ao SAAE, à Ascorsi, ao Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) e a todos que direta e indiretamente vem ajudando nessa caminhada”. Em relação ao prêmio de Interlocutor Articulado, ele afirmou: “Esse prêmio não é meu e sim do município de Itapira”.

O resultado do ranking dos municípios certificados no Programa Município Verde Azul ciclo 2021 deve ser divulgado em janeiro. Para consultar a relação completa dos 53 premiados nas categorias Equipe Articulada, Interlocutor/Suplente Articulado e Ambientalista Regional acesse o link https://smastr16.blob.core.windows.net/home/2021/12/pmva-vencedores-2021.pdf

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1875 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções