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Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
11/04/2013 | Itapira vive os primeiros cem dias do governo Paganini

 

 

O prefeito José Natalino Paganini  no dia em que completava cem dias da sua administração à frente da Prefeitura Municipal de Itapira, convocou a imprensa para fazer um balanço das realizações do seu governo. Abriu  a coletiva, visivelmente emocionado, falando da humanização que está empreendendo no seu trabalho frente aos colaboradores e servidores municipais.  Falou da sua meta, ver Itapira Itapira feita de felicidade, com Justiça Social, Organização administrativa e Cuidados urbanos.

As cem principais ações, por secretaria:

Defesa Social

01. Fortalecimento da fiscalização contra incêndios em todos os prédios de grande concentração popular na cidade.

02. Criação e apresentação de plano de renovação da segurança nos espaços públicos da cidade, com início pelo Parque Juca Mulato.

03. Organização do trânsito na região da rua João Ferrari, com criação de nova preferencial para acesso ao conjunto Braz Cavenaghi.

04. Realização de vistoria em taxis, vans e kombis de transportes escolar, com emissão de selo de regularidade.

05. Implantação de plano de regulamentação do trânsito de veículos de grande porte na zona urbana.

06. Obtenção de recursos junto à iniciativa privada para a implantação da Patrulha Rural com duas caminhonetes e duas motos.

07. Início do processo de revitalização da rodoviária com higienização do prédio e troca de todos os assentos.

Saneamento Básico

08. Adesão ao Plano de Saneamento do Estado, que está sendo implantado nas Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos de Mogi Guaçu (UGRHI 9) e do Alto do Paranapanema (URGHI 14) e que possibilitará que Itapira receba recursos federais para obras de saneamento.

09. Entendimento com o IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado – para levantamento da situação do aterro sanitário e indicação de eventuais soluções para ampliar sua utilização ou para seu encerramento.

Serviços Urbanos

10. Realização de operação tapa-buracos em todas as ruas da cidade, com mais de 9.000 buracos eliminados.

11. Mudança no sistema de coleta de lixo urbano, com nova operadora em caráter emergencial e com ampliação do recolhimento diário no centro expandido.

12. Criação do calendário de coleta de entulhos, com divisão da cidade em seis setores, facilitando o descarte de material inorgânico não-reciclável para todas as famílias itapirenses.

13. Ampliação da coleta de lixo reciclável.

14. Limpeza de todos os bairros através de mutirão de coleta de entulho e outros materiais.

15. Revitalização da Praça “Ana Maria Godoi Pizi”.

16. Limpeza dos canais do Jardim Soares do conjunto Antonio Assad Alcici, com retirada de lixo, mato e entulho e criação de melhor condição de escoamento das águas, para ajudar a evitar enchentes.

17. Recuperação de pontes e estradas rurais danificadas com as fortes chuvas do início do ano.

 Educação

18. Assinatura de convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para a construção da creche-escola no município, com verbas de R$ 1.800.000,00.

19. Reorganização do sistema de subsídio de transporte escolar para universitários, permitindo que mais de 77% dos estudantes beneficiados passassem a receber mais do que recebiam anteriormente.

20. Treinamento e reciclagem de 120 merendeiras, visando melhor eficiência, mais qualidade e maior economia no serviço de alimentação ao escolar.

21. Inauguração da ampliação da EMEI “Narciso Pieroni”, com criação de mais quarenta vagas e melhoramentos em diversos setores da unidade, além da aquisição de todo o material necessário para o seu funcionamento, como móveis e itens de consumo.

22. Criação de programa de entrevistas para direcionamento de interesse profissional no CVT – Centro de Valorização do Trabalho “Prefeito José Casimiro Rodrigues”, buscando melhorar a recolocação profissional e a obtenção do primeiro emprego.

23. Criação no CVT de canal de diálogo permanente com empresas locais para a criação de cursos de aprimoramento profissional que atendam as suas demandas específicas.

24. Implantação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

25. Criação de ciclo permanente de palestras para aprimoramento dos professores da rede pública municipal.

26. Início das discussões do currículo pedagógico municipal, envolvendo cerca de 150 professores de educação básica.

27. Controle no desperdício de mantimentos e revisão do contrato de fornecimento da merenda escolar, com uma economia de aproximadamente R$ 150 mil por mês.

28. Definição de Itapira como sede das discussões na área da Educação, tornando-se pólo regional da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Ensino.

29. Renovação de convênio com as entidades Fonte Viva e Vida Ativa para atendimentos a alunos autistas.

30. Renovação de convênio com o Lar Gracinda Batista para atendimento em creche.

31. Contratação do novo telecurso para educação de jovens e adultos.

32. Implantação do cadastro único para vagas em creches municipais.

33. Palestra com o educador e filósofo Mário Sérgio Cortella, dando início ao processo permanente de capacitação do professorado itapirense.

Saúde

34. Ampliação do horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), com consultas e outros serviços também no horário noturno.

35. Lançamento da campanha de doação de leite materno do Hospital Municipal.

36. Renovação da participação de Itapira no Consórcio Intermunicipal de Saúde “8 de Abril”.

37. Realização de palestra sobre saúde bucal no bairro da Ponte Nova.

38. Realização de mutirão de endoscopia, para acabar com a demanda reprimida existente, de cerca de 400 pacientes a serem atendidos.

39. Realização de 3065 exames de média e alta complexidade em 12 especialidades, como colonoscopia, endoscopia e ultrassom, por meio de mutirões, para dar fim à fila de espera.

40. Aquisição de novo equipamento para o Laboratório Municipal de Análises Clínicas, através de comodato com valor de R$ 465 mil.

41. Conquista de verba junto ao governo estadual para reforma do Hospital Municipal.

Esportes e Lazer

42. Assinatura de termo de prorrogação de convênio para as obras da Pista de Atletismo “Professor José de Oliveira Barretto Sobrinho”, assegurando o recebimento de mais de R$ 61 mil para os melhoramentos.

43. Realização de treinamento para os 44 professores da Secretaria de Esportes e Lazer.

44. Início das aulas do grupo Cordão de Ouro de Capoeira no conjunto Braz Cavenaghi e retorno das aulas do grupo ao Lar São José.

45. Realização da Copa Itapira de Futebol Amador.

46. Organização da 36ª edição dos Jogos dos Trabalhadores.

47. Conquista de verba para reforma do Ginásio de Esportes “Benedito Alves Lima” (Itapirão).

Obras

48. Inauguração da pavimentação da estrada dos Limas, feita pelo Departamento de Estrada de Rodagem do Estado.

49. Conquista da construção dos trevos de acesso aos bairros da Ponte Nova e da Ponte Preta, junto à rodovia SP-147, a serem executados pelo Departamento de Estradas de Rodagem.

50. Programa de regularização dos passeios públicos e implantação de sistema de fiscalização em casas, comércios e terrenos particulares.

Cultura e Turismo

51. Realização do novo carnaval de rua de Itapira no Parque Juca Mulato, sem custos para o município e com recursos de patrocinadores privados e da Secretaria Estadual de Cultura.

52. Abertura de exposição sobre a vida do Comendador Virgolino de Oliveira no Museu Municipal Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira”.

53. Abertura de exposição sobre a Revolução de 1932 na Casa da Cultura “João Torrecillas Filho”.

54. Criação do programa “Cultura no Parque”, com apresentações musicais de diversos gêneros no Parque Juca Mulato.

55. Realização do show “Banda Lira e Convidados”, no Clube de Campo Santa Fé, com público de mais de 1,5 mil pessoas e arrecadação de mais de uma tonelada de alimentos.

56. Realização do concurso para escolha da Miss Pérola 2013.

57. Realização do espetáculo “A Paixão de Cristo” no Cruzeiro do Parque Juca Mulato.

58. Realização de passeio fotográfico do centro urbano até Barão Ataliba Nogueira e Eleutério para registro em fotos de áreas onde ocorreram ações durante a Revolução de 1932. Em seguida será feita exposição na Casa da Cultura “João Torrecillas Filho” com parte das fotos feitas.

59. Encontro de carros antigos no Parque Juca Mulato.

60. Exposição no Museu Municipal Histórico e Pedagógico “Comendador Virgolino de Oliveira” sobre os 104 anos da Banda Lira Itapirense.

Agricultura e Meio Ambiente

61. Início da utilização de imagens de satélite para o acompanhamento do desmatamento na zona urbana, a fim de orientar ações de recuperação da massa verde da cidade.

62. Realização da Pré Conferência Municipal de Resíduos Sólidos.

63. Recuperação de máquinas e implementos agrícolas.

64. Utilização da frota do Cemil para recuperação e conservação de estradas rurais.

65. Atendimento a pequenos e médios produtores rurais com aração, gradeação e roçagem.

66. Apoio à Secretaria de Serviços Urbanos na roçagem de áreas públicas e no plantio de grama em espaços urbanos.

67. Assistência veterinária a pequenos e médios produtores.

68. Realização de benfeitorias no Mercado Municipal e na Central de Abastecimento “Fioravante Stolf”.

69. Vistoria e elaboração de laudos a pedido de munícipes para corte e erradicação de árvores condenadas em calçadas.

70. Manutenção do Recinto Agropecuário “Carmem Ruete de Oliveira”.

Negócios Jurídicos e Cidadania

71. Início de programa de regularização de uso de espaços públicos, com levantamento das áreas existentes para eventual realização de nova concorrência pública.

72. Realização de vistoria na área do Hotel Fazenda Esperança.

73. Início do programa de recuperação de débitos tributários.

Água e Esgotos

74. Aumento do limite de consumo mínimo de água, que passou de 10 para 15 metros cúbicos por ligação por mês, baixando o valor da água, na prática, para quase 10 mil famílias.

75. Dragagem da lagoa de decantação nº 03 da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), para remoção e desidratação de 8.900 m³ de lodo.

76. Início da elaboração dos projetos executivos para uma adutora de água tratada (diâmetro de 300 mm e 3.100 metros de extensão) no Setor dos Prados e um reservatório de água tratada com capacidade de 1.250.000 litros no Setor Santa Bárbara.

77. Ampliação da sede administrativa do SAAE.

78. Implantação de CCO (Centro de Controle e Operação).

79. Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico através de um convênio com a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos.

80. Treinamentos de Segurança e Elaboração do Mapa de Risco.

81. Instalação de Monitoramento através de câmeras na Estação de Tratamento de Esgoto.

82. Realização de palestras no SENAC no dia 21/03 sobre a importância da água nos períodos de manhã, tarde e noturno em comemoração ao Dia Mundial da Água.

83. Evento realizado em parceria com a Secretaria de Educação e 12 escolas municipais em comemoração ao Dia Mundial da Água com premiação aos alunos vencedores.

84. Aquisição de um Veículo Tipo Pick up Fiat Estrada para o Setor de Manutenção.

85. Aquisição de um Veículo Tipo Triciclo para o Setor Comercial.

Fazenda e Administração

86. Início do processo para devolução das taxas de inscrição de concursos cancelados.

87. Criação do SAC – Serviço de Atendimento ao Contribuinte – através da internet, com registro e resposta de todas as solicitações feitas.

88. Criação de normas para a afixação de cartazes e folhetos na zona urbana.

89. Publicação do decreto 10, com determinações para fortalecer a economia no setor público municipal.

90. Enfrentamento da dívida de quase R$ 108 milhões do município.

Promoção Social

91. Realização de palestra sobre bullying para famílias assistidas pelo CRAS II.

92. Comemoração do Dia Internacional da Mulher com atividades gratuitas nas praças Bernardino de Campos e Pedro Lopes.

93. Assinatura de convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social para a construção do Centro Dia do Idoso, com verbas de R$ 500 mil.

94. Visita a Ong Fonte Viva em Mogi Guaçu para conhecer o projeto desenvolvido pela entidade em prol dos autistas. Desenvolvimento de campanha municipal para conscientização do autismo, com participação nas atividades do Dia Internacional do Autismo.

Desenvolvimento Econômico

95. Criação da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

96. Implantação do plano de desoneração fiscal para 14 categorias de trabalhadores autônomos e pequenos empreendedores, com isenção total do ISS e da taxa de inscrição, facilitando a formalização dos prestadores de serviços.

97. Agenda positiva de visita às 20 maiores empresas que compõem o parque industrial de Itapira.

98. Agenda positiva de visita às pequenas e médias empresas da cidade.

99. Cadastramento das áreas de expansão industrial do município no Invest-SP (Agência Paulista de Promoção de Desenvolvimento).

Recursos Materiais

100. Realização de leilão de bens inservíveis, com arrecadação de cerca de R$ 160 mil, acima do inicialmente previsto.

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

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1 comentário
11/04/2013 13:04:20 | Leitora Assídua
Faltou a segurança pública!
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