Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
30/09/2014 | Milton Leitão: Estresse engorda
São raros os dias que nos encontramos calmos. Diante o estresse e a correria do dia a dia, estamos todos habituados a controlar nosso tempo, realizando mil e uma atividades ao mesmo tempo, torcendo para conseguir agüentar até o final do dia. É o estresse presente na sociedade contemporânea, um dos grandes vilões do século XXI. O estresse é a resposta do organismo frente a um perigo, que prepara o corpo para fugir ou lutar, um processo de adaptação geral, no qual ocorrem respostas fisiológicas aos estímulos ambientais.
Mas, o que não se sabia até hoje sobre o estresse é que ele também diminui a queima calórica. Em uma pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Ohio (EUA), notou-se que o estresse pode acarretar a redução da queima de gordura e ser um fator para a obesidade.
O estudo foi realizado com 58 mulheres acima dos 50 anos, que receberam refeições com quantidades iguais de gordura, carboidrato e proteína. Além disso, foram realizadas entrevistas com as participantes, para saber o nível de estresse de cada uma.
Os resultados obtidos foram que as mulheres com níveis de estresse elevados queimavam menos calorias e que, neste grupo, a quebra de gordura era menor. As pessoas tendem a comer alimentos menos saudáveis quando estão nervosas. 

Outro trabalho da mesma instituição descreveu os achados de 354 pessoas atendidas em que metade delas admitiu ter uma relação “problemática” com o seu parceiro. Eles definiram casais que discutiam verbalmente mais de 2 vezes por semana. Foram coletados marcadores dos níveis inflamatórios no sangue destas pessoas.
A inflamação crônica faz parte da gênese de diversas doenças (derrames, infartos, câncer, demências, entre outras), e também, no ganho de peso e dificuldades de emagrecer. Tanto é verdade, que os especialistas sempre falam que o obeso é um “inflamado crônico”.
Nos pacientes com relacionamentos problemáticos, com níveis de estresse elevados, os níveis de inflamação o foram sempre mais elevados que nas pessoas com bons relacionamentos.

Isso ocorre possivelmente pelo fato do corpo ficar em alerta a todo o momento quando estamos com um alto nível de estresse, inibindo outras atividades corporais importantes, desacelerando o metabolismo. Para entender, basta lembrar que o corpo humano é muita parecido com uma máquina, quando algo está desajustado, todo o resto entra em “pane”, causando um grande problema. 

O estresse também está associado a doenças de pele como vitiligo, acnes, manchas, psoríase e dermatite atópica. Para combater esse temido mal, lembre-se de algumas regras básicas: faça atividades físicas, não leve serviço para casa, aceite suas limitações, não assuma compromisso em excesso, use o tempo adequadamente e não tenha pressa, seja tolerante consigo mesmo, você não precisa ser perfeito. 


Milton Antonio Leitão – É farmacêutico bioquímico – Consultor da Farmácia de Manipulação Formula Athiva – Rua Regente Feijó – 118. Fone 3
 
Fonte: Milton Leitão

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2065 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções