Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
03/08/2015 | Padre Pedro Maia Pastana é eleito novo administrador diocesano de Amparo

 

 
Padre Pedro Maia Pastana, com 58 anos de idade e 33 de sacerdócio, foi eleito Administrador Diocesano de Amparo. O pleito aconteceu na tarde da última quinta-feira, um dia depois da posse de Dom Pedro Carlos Cipolini na Diocese de Santo André. Ele foi responsável pela Paróquia de Santo Antônio entre 2002 e 2009.
 
 
O procedimento foi conduzido conforme o Direito Canônico pelo Colégio de Consultores da Diocese, composto pelos padres Candido Eduardo da Costa, da paróquia Nossa Senhora das Graças de Águas de Lindóia; Carlos Roberto Panassolo, da paróquia São Sebastião em Amparo; César Domingues de Oliveira, da paróquia Sant’Ana em Pedreira; João Gonçalves da Silva, da paróquia Nossa Senhora da Penha em Itapira; Tarlei Navarro Pádua Souza, atual pároco da Matriz de Santo Antônio de Itapira, e Pedro Maia Pastana, que atualmente está na paróquia Santuário do Senhor Bom Jesus em Monte Alegre do Sul e já exerceu outras funções na Diocese como Vigário Geral e Reitor do Seminário Diocesano São José. “Toda diocese tem sempre o Colégio de Consultores que tem entre seis e doze padres escolhidos pelo bispo para um mandato de cinco anos. Esse colégio tem várias atribuições, dentre elas conduzir o tempo de transição quando a diocese fica sem bispo, seja por transferência, por morte ou outros motivo. No domingo, 26 de julho, quando o então administrador diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini tomou posse na diocese de Santo André, a nossa diocese ficou vaga. Então, na segunda feira, como padre com mais tempo de ordenação, convoquei o colégio para logo resolvermos quem seria o novo administrador”, explicou padre Pedro.
 
Conforme descreveu, o pleito ocorreu depois de orações e de diálogos com o intuito de enfatizar as responsabilidades do grupo e do administrador diocesano que iria ser eleito. A votação foi secreta e manuscrita de modo a garantir sigilo e total liberdade de escolha. “Imagino que cada um já tinha refletido bastante para fazer sua escolha. Dois membros do colégio foram escolhidos como escrutinadores e fizeram a apuração. Por unanimidade, os meus irmãos me escolheram”, contou o eleito. Em seguida, o novo administrador eleito manifestou sua aceitação e renovou sua profissão de fé perante o Colégio. A ata da eleição foi feita em três vias, assinada por todos os presentes e enviadas à nunciatura apostólica em Brasília, para o arquivo da cúria e para os atos da administração.
 
A atuação do administrador diocesano é semelhante à do bispo, à exceção de algumas limitações devido ao fato da função ser ocupada de forma temporária. Portanto, não há a elaboração de grades planos ou projetos, mas sim o apoio e continuidade do trabalho que já vem sendo desenvolvido na diocese. “Nós temos o nosso plano de pastoral, fruto de muito trabalho, oração e reflexão dos padres e muitos leigos. Ele tem indicações muito preciosas e tem a aprovação dos organismos vivos da diocese e, por isso, continua em vigor. Todas as decisões são tomadas em conjunto com o Colégio de Consultores, que assume as funções de conselho, senado e também de avaliadores. As diversas pastorais e a coordenação diocesana de pastoral também continuam trabalhando”, enfatizou Pastana. Em relação aos compromissos que já estavam previstos para Dom Pedro Carlos Cipolini, eles poderão ser confirmados ou modificados de acordo com as possibilidades. Já as celebrações específicas, como o sacramento do Crisma, ocorrem normalmente.
 
Mesmo com a eleição, padre Pedro Maia Pastana continua com suas atribuições em Monte Alegre do Sul e, inclusive, comanda a novena e festa do Bom Jesus, que é muito grande na cidade, semelhante à festa de São Benedito em Itapira. “Aos poucos encontraremos um ponto de equilíbrio entre as atividades da Paróquia e essas novas da Diocese”, anseia.
 
Dirigindo-se a Itapira com carinho, o novo administrador diocesano fala da importância da cidade dentro do conjunto da diocese e elogia o trabalho dos padres. “Os padres que estão em Itapira são esforçados e competentes e isso contribui para a comunidade itapirense conserve o entusiasmo e o empenho vivendo e anunciando o Evangelho como Jesus ensinou”.
 
Sobre o tempo de escolha para o bispo definitivo, ele espera que o nome seja anunciado em menos de um ano e pede pelas orações dos fiéis para sua nova empreitada. “Desde o nosso batismo estamos reunidos no amor de Cristo, conforme crescemos ele nos confia muitas graças, desafios e missões que a nossa resposta seja um sim carregado de amor e alegria e que através de nós o amor de Cristo se espalhe e construa com todas as pessoas de boa vontade o Reino de Deus. Espero corresponder à confiança e ao carinho dos padres e de tantos amigos espalhados pela diocese e com a colaboração de cada um realizar a vontade de Deus contribuindo para que seu Reino esteja no meio de nós”, finalizou.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

990 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções