Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
16/04/2015 | Professor de literatura cria livraria itinerante

 

 O famoso ditado popular diz que “Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé”. Levando o sentido da frase quase que ao pé da letra, o professor de português e literatura Pedro de Godoi Rosário, 30 anos, decidiu criar uma livraria que se movimenta e supre uma carência cultural do município.

 
Depois de morar em São Paulo e passar alguns meses na cidade de Campinas, o professor chegou a Itapira em 2011 e de imediato sentiu falta de uma livraria na cidade. Ele, que trabalhou na Livraria Cultura, uma das maiores no segmento, e teve contato direto com duas Bienais e atuou junto a editoras na capital paulista, passou então a alimentar o desejo de abrir seu próprio negócio no ramo. “Vim pra cá pra dar aula e minha maior frustração foi o fato de não ter uma livraria na cidade. Fiquei com uma coisa na cabeça: Se não tem nada, não se cria cultura. Não sabemos se não tem leitores porque não tem livraria ou não tem livraria por falta de leitores. Na época até conversei com a proprietária de um estabelecimento que existia na cidade e, sinceramente, ela me desanimou muito”, contou.
 
Apesar disso, Pedro Rosário disse que continuou alimentando o sonho até que passou a idealizar algo que estava mais ao seu alcance e que fosse inovador: uma livraria itinerante. Contando com a ajuda de familiares e da namorada, ele começou a colocar o projeto em prática em 2014, com a aquisição de uma Kombi. “Sempre tive vontade de dirigir uma Kombi e logo pensei em usá-la como transporte para os livros. Uma das vantagens de ser algo itinerante é que eu posso levar a qualquer lugar e no meu tempo. 
 
Uma empresa da cidade de Socorro me ajudou com a personalização do veículo, fez a logo e toda a decoração”.
 
Com o contato afinado junto a algumas editoras, a aquisição de títulos diversificados também não foi tarefa difícil, apesar de, no início, algumas ficarem inseguras com o novo empreendimento. Após todo o processo burocrático, finalmente a Livrando estacionou na Praça Bernardino de Campos no começo de dezembro do ano passado.
 
Para conseguir conciliar a vida de professor com a de proprietário da livraria itinerante, Rosário criou uma espécie de escala nos dias de semana e conta com a ajuda da namorada Jéssica Coraça aos fins de semana. “Ela mora fora, portanto durante a semana fico sozinho. Mas no fim de semana ela me ajuda muito com as vendas e a organização de tudo”, fala em tom de agradecimento.
 
Ao estacionar o veículo, o professor monta uma tenda e espalha os títulos diversos em prateleiras e mesas para exposição. Para cada evento ou local, leva um acervo exclusivamente pensado para aquele público em específico.
 
Na última semana, a Livrando fez passagens pelas escolas da cidade. Na terça-feira esteve no Anglo e já tem visitas agendadas para outras unidades escolares de Itapira e cidades vizinhas. Além disso, a presença durante o Motor Rock, que ocorre neste fim de semana, na Feira de Troca de Livros, em julho, e na Festa da Nonna, em agosto, também foram todas confirmadas.
 
 
 
Funcionando efetivamente como uma empresa, a livraria móvel também trabalha com encomendas e entregas dentro do perímetro itapirense. Além disso, agrega outras atividades culturais por onde passa, como contação de história, oficina de escrita criativa e música ao vivo. “No primeiro dia que apareci na Praça alguns de meus alunos fizeram uma apresentação musical ao vivo. Embora o próprio livro já seja cultura, se puder ter alguma coisa a mais, melhor ainda”, disse. Bonecas artesanais feitas pela mãe do professor e demais objetos que chamam atenção do público leitor também estão sendo incluídos no estoque de vendas.
 
Com menos de seis meses de atuação, a Livrando já traz saldo positivo para seu idealizador, principalmente no que diz respeito à formação de uma cartela de clientes fiéis. E para melhorá-la ainda mais, o professor de literatura revela que pretende se dedicar ainda mais na divulgação do trabalho, principalmente através das redes sociais. “Tenho um público que está sempre lá pra ver as novidades ou fazer encomendas. Realmente é algo que não imaginava. E tenho me esforçado bastante para manter o maior acervo possível, para que os clientes cheguem e encontrem exatamente aquilo que procuram”, finalizou.
 
Para saber mais informações sobre o roteiro e novidades da Livrando, bem como sua participação em eventos na cidade, os leitores podem consultar a fã page no facebook, através do endereço www.facebook.com/livrando.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1613 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções