Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
19/02/2015 | Sama realiza ação de remoção e replantio de arvores na EMEB de Barão Ataliba

 

 

 

            A árvore é a forma vegetal mais característica na paisagem urbana e rural, a qual, ao longo da história, tem se incorporado em estreita relação com a arquitetura das cidades e por sua beleza no setor rural. Anderson Martelli, biólogo da SAMA ressalta que as árvores possuem um papel relevante na vida terrestre, porque diminuem o calor e protegem contra os raios solares, permitem a circulação do ar, embora reduzam as ações dos ventos e das poeiras e ainda absorvem os ruídos ou barulhos, tornando ambientes em casas, sítios ou fazendas, ainda mais tranquilos.

Segundo José Alair de Oliveira secretario da SAMA, tratando-se de transplante de arvores, um dos principais motivos para transpor uma árvore de um lugar a outro é a urbanização, que tira as plantas do caminho de obras. Pode parecer simples, mas a transferência exige muito cuidado, já que a árvore pode ser danificada e até morrer em um procedimento malfeito enfatiza Oliveira.

Neste sentido, um projeto de construção e ampliação da EMEB Profa. Mariana do Carmo de Almeida Cintra no distrito de Barão Ataliba iria confrontar com 6 mudas de Ipê Roxo de grande porte que seriam suprimidas devido o inicio das obras. A pedido da Diretora Luciana Nicolai o biólogo Martelli esteve no local para uma avaliação e diante de uma possibilidade de transplante foi realizado o procedimento com sucesso evitando a supressão dessas unidades.

Oliveira e Martelli enfatizam que devemos aguardar a resposta dessas espécies, mas mostram-se satisfeitos com a “manobra” uma vez que levaria anos para uma muda chegar no porte dessas arvores e ressaltam ainda que é relevante um planejamento por parte da população e dos órgãos públicos competentes, considerando as espécies, condições topográficas e estruturais do local, tamanho da copa, estrutura de raízes, reduzindo assim, os confrontantes entre arvores e moradores e paralelamente os pedidos de cortes de árvores dentro do perímetro urbano, destacando que a SAMA indica o plantio de arvores próprias para esses locais. 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

639 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções