Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
27/02/2012 | A cultura da pontualidade no Japão
Marcou um encontro? Esteja no local pelo menos 10 minutos antes. Vai pegar o trem? Cheque o horário de embarque e desembarque previamente. Até mesmo os navegadores GPS, presentes em todos os carros do arquipélago, mostram o tempo que o passageiro levará para chegar ao destino.
Como se pode notar, pontualidade no Japão não é meramente uma questão de etiqueta. Atrasar para algum compromisso é caso de desrespeito e transtorno para aquele que o espera. Ser pontual é uma questão de educação.
Os japoneses têm normas sociais que são cumpridas à risca para evitar o atraso. Para não quebrar essa importante regra e evitar situações constrangedoras, os japoneses contam com algumas artimanhas e normas sociais. Por exemplo, nas escadas rolantes, jamais fique parado no lado direito, esteja os degraus descendo ou subindo.
Essa preciosa porção é destinada para os apressados, que provavelmente subirão as escadarias correndo. O mesmo acontece nas calçadas. Esteja atento para deixar o espaço à sua direita livre para bicicletas e pedestres com pressa.
Os trens, além de serem extremamente pontuais, costumam avisar, tanto no auto-falante como nos monitores internos dos vagões, prováveis atrasos por causa de acidente, terremoto ou falha no sistema. Nesses casos, rotas alternativas de linhas e estações são divulgadas aos passageiros.
Também é possível procurar por outras vias e verificar horários dos trens, metrôs, shinkansen (trem bala) e aviões de todo o arquipélago pelo celular. Para facilitar a vida dos apressadinhos, diversos sites fornecem ferramentas para calcular a rota mais rápida ou o caminho mais econômico entre um local e outro.
A tecnologia é uma grande aliada. Mesmo nas estações mais cheias, dificilmente você se deparará com uma fila para comprar bilhete, uma vez que as passagens são debitadas automaticamente no cartãozinho Suica, uma espécie de bilhete único válido em toda extensão nacional. Pedágios nas estradas também contam com um sistema semelhante ao Sem-Parar.
Além do organizado sistema de transporte à prova de atraso, empresas de comunicação como redes televisivas e rádios também são categóricos ao agendar suas programações. Por exemplo, a novela do horário nobre pode muito bem começar às 19:25, e, o noticiário que vai ao ar logo depois, às 20:15. Lidar com números quebrados no ponteiro do relógio faz parte do cotidiano dos nipônicos, seja em encontros, reuniões ou viagens. Justamente por isso, recomenda-se sempre chegar ao local marcado com certa antecedência.
Tanta preocupação com o tempo demonstra a importância que os japoneses dão à questão da pontualidade. Se por acaso você se atrasar para algum compromisso, é bom que tenha uma desculpa bastante convincente.
 
Pontualidade recorde
A pontualidade do sistema ferroviário nipônico garantiu um recorde no livro Guinness da mais longa distância percorrida por trem - no caso, shinkansen - em 24 horas.
Os americanos Corey Pedersen e Mike Kim cobriram um total de 2.901,4 km, batendo de longe o recorde anterior. Segundo as regras do livro, os trens utilizados precisam ser abertos ao público e a distância não pode ser repetida, como em uma viagem de ida e volta.
A jornada de Pedersen e Kim começou em Kanazawa (província de Ishikawa) e só terminou em Sendai (Kagoshima). “Só conseguimos quebrar o tempo graças à pontualidade dos trens”, disse Pedersen. “Se tivesse um atraso de meia hora em todo o trajeto, nós já não conseguiríamos. Você pode realmente acertar o relógio com os trens do Japão”, declarou.
Que tal adotar essa norma? Faça um esforço e programe-se para chegar sempre no horário marcado e respeite seus compromissos, essa pequena atitude irá lhe render pontos positivos futuramente.
Conheça mais sobre o Japão acessando o blog: http://clovisakira.blogspot.com
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções