Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
09/11/2012 | Clovis Akira: Como os países subdesenvolvidos lidam com a questão da educação

 O Malawi é um pequeno país da África que faz fronteira com a Tanzânia, Moçambique e Zâmbia.

Segundo relatório do FMI, no ano de 2005, foi considerado o país mais pobre do mundo.

Sua economia baseia-se principalmente na agricultura, que não consegue se desenvolver plenamente devido ao clima árido. O IDH (índice de desenvolvimento humano) é baixíssimo, e a taxa de mortalidade infantil e analfabetismo alcançam altos índices.

Apesar das grandes dificuldades na área da educação, o país ganhou notoriedade ao vencer recentemente o Prêmio Japão, concurso internacional patrocinado pela NHK (Rede de Televisão Japonesa). O Prêmio Japão abrange a divisão de propostas para a televisão, objetivando premiar relevantes propostas de programas educacionais televisivos de uma organização em cujo país ou território de origem, a produção de programas  é difícil.

O idealizador da proposta vencedora foi o professor Caleb Muchungu, do Instituto de Educação de Malawi, com a proposta intitulada, “Nossa televisão é uma caixa de papelão”.

Segundo Muchungu, o prêmio servirá de estimulo aos educadores de Malawi para descobrir métodos educacionais para ajudar os alunos a desenvolverem o interesse na escola, usando materiais que estão ao seu alcance, já que o país não dispõe de recursos didáticos apropriados.

Muchungu iniciou o trabalho fazendo uma pesquisa para um programa de vídeo em escolas no interior do país, onde as condições de vida são mais precárias ainda. Ele relata que em uma determinada escola em uma região muito carente onde não havia energia elétrica, comenta com os alunos o vídeo que estava produzindo, mesmo sabendo que a maioria ali nunca tinha visto uma televisão de perto e ficou surpreso quando um aluno disse que tem uma televisão. Ele imaginou como eles tinham televisão se no vilarejo não há energia elétrica. O aluno então trouxe uma televisão feita de papelão, e disse – essa é nossa televisão. Foi assim que surgiu a idéia  para o vídeo.

A produção do vídeo foi elaborada baseando-se na criatividade de professores e alunos, usando diversas habilidades em sala de aula. Para produzir materiais didáticos eles usam até mesmo materiais usados e descartados que eles mesmo coletam, tais como papeis , cascas de ovos e latas vazias. Alguns exemplos são a preparação da televisão de papelão, mostrar como uma maquina a vapor funciona usando cascas de ovos ou mesmo usar  papeis para fazer um modelo de um caixa eletrônico.

Após a conclusão do trabalho, o programa foi transmitido pela TV em Malawi e foi muito bem recebido, além disso, muitas pessoas requisitaram o programa para ser exibido em outras regiões e até mesmo em outros países.

Muchungu disse que não esperava tamanha repercussão do programa mas se diz muito recompensado pelo trabalho ter surtido o efeito esperado, ou seja, despertar a criatividade dos alunos, e espera agora com os incentivos financeiros alcançados pelo Prêmio Japão, melhorar as condições nas escolas do Malawi.

 

 

 

 

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1963 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções