Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
27/04/2012 | Clovis Akira: CONHEÇA O VERDMX
O VERDMX é uma Organização não Governamental mexicana que tem por objetivo promover a conscientização ambiental da população, através de diversas ações ambientais em conjunto com grandes empresas que abraçaram o projeto, tais como: Nissan, Fundação Clinton no México e Pro México (Conselho Internacional e Estratégico das Empresas).
A proposta do VERDMX, é inovar em eventos causando grande impacto na mídia, buscando soluções especificas ambientais como: novos projetos, novas ferramentas, refletindo em novas maneiras de pensar, nova formas de agir e novas formas de consumo, apoiando e impulsionando diversas iniciativas para revitalizar o espaço público, a reciclagem, separação de resíduos, transporte público eficiente, energia limpa e também apoiando e incentivando a consolidação das ações ambientais que resultam em negócios verdes para as empresas parceiras.
Um das grandes realizações do VERDMX, foi a instalação de sete gigantes jardins verticais pelos bairros da Cidade do México, que foram inspirados nas obras do renomado paisagista japonês , Hiroyuki Yamada, que projetou os belíssimos jardins verticais em Tokyo, no Japão.
Essas obras foram financiadas pela empresa, Nissan Mexicana, e são as primeiras do tipo no mundo. São megaestruturas revestidas de vegetação verde no meio de ruas, numa mistura de obra de arte e instrumento para purificar o poluído ar da capital mexicana. Esses monumentos estão sendo chamados de “ecoesculturas”.
Diferente de outros jardins verticais, comuns na Europa e Ásia, que geralmente são apoiados em paredes externas, fachadas de edifícios e muros de concreto, os jardins da Cidade do México, surpreende pela grandeza e ousadia da obra, que são grandes portais instalados nas ruas mais movimentas da cidade.
Esse é um dos propósitos do VERDMX, causar impacto em suas obras, e esse objetivo foi plenamente alcançado, revela Fernando Ortiz Monasterio, arquiteto que projetou as obras, em parceria com os japoneses. O principal objetivo dos jardins verticais é transformar a cidade, trazendo um ar mais verde à poluída cidade, projetando uma nova maneira de intervir no meio ambiente..
Benefícios dos jardins verticais nas cidades
Cada m² de um jardim vertical é capaz de capturar até 130 gramas de poeira gerada pela poluição de carros e outras fontes;
O efeito se multiplica de acordo com o tamanho do jardim. Uma fachada de dimensões de um prédio de quatro andares pode filtrar 40 toneladas de gases nocivos à saúde ao longo de um ano;
Reduz a temperatura para 5 graus no verão dentro de casa, reduzindo assim o efeito “ilha do calor”;
Absorve consideravelmente o ruído urbano, reduzindo aproximadamente 10 decibéis de poluição sonora.
México está se tornando referencia mundial em ambientalismo
O México tem avançado muito no combate a poluição, não só em comparação com a América Latina, mas em relação ao mundo todo, graças às politicas adotadas. No inicio da década de 1980, o governo mexicano baixou decretos para reformular a gasolina, fechar ou transferir fabricas tóxicas e proibir os motoristas de usar seus carros uma vez por semana. Mais recentemente, a cidade implementou um programa de empréstimo de bicicletas grátis e ampliou o sistema de transporte público.
Graças a essas ações, a Cidade do México está se tornando referência mundial nas questões ambientais, misturando financiamento corporativo com novas ideias, incentivando a juventude, hoje mais ligada às novas tendências, a uma consciência cívica crescente, dando inicio a uma verdadeira “Era Verde”.

 

http://clovisakira.blogspot.com

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2161 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções