Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
22/05/2012 | Clovis Akira: Descubra seus talentos
Numa reunião da Igreja que eu frequento, nosso líder de grupo  ministrava uma aula em que o tema era: desenvolver seus talentos.
 
Ele perguntava para cada um dos presentes qual era o seu talento. Uma pessoa falava que seu talento era desenhar, o outro era tocar violão, outra era cozinhar. Aí ele perguntou para mim:
 
― Akira, qual seu talento? – fiquei em silêncio por alguns segundos, e respondi:
 
― Não tenho nenhum talento, não possuo nenhuma habilidade que se destaque. E ele me respondeu, dizendo:
 
― Toda pessoa possuí algum talento, basta descobrir e desenvolvê-lo; um dia você vai perceber que existe dentro de ti um grande talento.
 
Fiquei com aquilo que ele me disse na cabeça e comecei um longo processo de autoconhecimento, de uma profunda investigação nas atitudes e nos gostos individuais, em busca de alguma aptidão.
 
Talento pode ser definido como um conjunto de aptidões, naturais ou adquiridas, que condicionam o êxito em determinada atividade.
 
Outra boa definição de talento está no livro “A Era dos Talentos”, de Mauro Press: “Talento é aquilo que uma pessoa tem habilidade e facilidade para fazer e faz com gosto”.
 
Geralmente, as pessoas costumam utilizar o termo “talento”, quando se referem a pessoas com um desempenho fabuloso, mas podemos aplicar o termo à simples habilidade de fazer algo melhor que a maioria dos outros, como: cantar, tocar um instrumento, jogar futebol, dirigir uma empresa. Essa habilidade geralmente aparece cedo, e é inato: a pessoa nasce com isso, mas há casos que leva tempo para se descobrir esse talento.
 
Um bom exemplo disso é o de David Ogilvy, que é considerado o maior publicitário do século 20. Ele foi expulso de Oxford, fez serviços pesados na cozinha de um hotel em Paris, vendeu fogões na Escócia e trabalhou na lavoura na Pensilvânia, entre outras ocupações modestas que consumiram os primeiros 17 anos de sua carreira.
 
Seria muito difícil adivinhar que ele se tornaria anos mais tarde, uma lenda do marketing, desenvolvendo campanhas para a Rolls Roice, Schweppes, Shell, além de campanhas para desenvolver o turismo nos Estados Unidos, Inglaterra e Porto Rico.
 
O sistema educacional japonês é um grande incentivador na descoberta e desenvolvimento de talentos nas crianças.
 
Desde o ensino fundamental a criança é incentivada a desenvolver outras atividades extracurriculares, como: esporte, música, dança, desenho, teatro, idiomas, entre outros, até escolher uma atividade que mais lhe agrade, trabalhando e desenvolvendo essa aptidão por certa atividade até descobrir seu talento.
 
Voltando para a busca de meu talento, após começar com meu blog, tenho recebido vários comentários, e o primeiro deles foi de meu amigo Edmilson Santander, que logo após meu primeiro post, comentou: “Não sabia que você tinha talento para escrever”.
 
Instintivamente descobri certa aptidão para escrever, e é uma coisa que gosto, e estou procurando me desenvolver para melhorar cada vez mais.
 
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

832 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções