Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
26/03/2012 | Clovis Akira: Diversidade Cultural
O Japão é um país que atrai povos de várias partes do mundo.
 
Nesses anos em que morei no Japão tive a oportunidade de conviver com pessoas de diversas nacionalidades.
 
Os primeiros estrangeiros que mantive contato foram os iranianos. Eram todos clandestinos e trabalhavam na construção civil. Nós nos encontrávamos sempre nos fins de semana, na estação de trem onde ficavam os telefones públicos que faziam chamadas internacionais.
 
É um povo sofrido e guerreiro, os homens deixavam as mulheres e vinham se aventurar em terras estrangeiras, fugindo do regime dos aiatolás e dos resquícios da guerra com o Iraque que deixou o país em situação econômica caótica.
 
Também conheci pessoas do Paquistão, Índia, Sri Lanka e uma vietnamita que trabalhou conosco durante um mês. Ela tinha visto de estudante e trabalhou temporariamente na mesma fábrica.
 
Éramos vizinhos de apto e percebemos a diferença de costumes. Apesar de ter uma máquina de lavar roupas, ela preferia lavar a roupa no chão, agachada como se estivesse lavando roupa na beira do rio.
 
Um dia estávamos vendo um filme juntos e apareceu uma cena de tiroteio, ela se assustou, colocou as mãos sobre os ouvidos e saiu correndo; ela ainda tinha trauma da guerra com o Camboja. Depois, mais calma, explicou que viu de perto o drama da guerra.
 
Também trabalhei com chineses, a comunicação é difícil, se não fala japonês, não dá pra entender nada. Convivi cm um chinês que já estava no Japão há um bom tempo. Como a China fica próxima ao Japão, ele me disse que a viagem leva aproximadamente duas horas de navio. Ele viajava sempre nos feriados; nisso eu tinha inveja, tão pertinho e o Brasil levava em torno de 24h de viagem.
 
Convivi também com profissionais qualificados, engenheiros americanos, ingleses e franceses que visitavam as fábricas japonesas com freqüência.
 
Sem falar nos latinos americanos, bolivianos, peruanos, argentinos e mexicanos.
 
Essa experiência foi muito enriquecedora, pois a oportunidade de conviver e aprender sobre a cultura e os costumes de outras raças, é um coisa que realmente não tem preço.

 

http://clovisakira.blogspot.com

[email protected]

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1794 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções