Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
22/03/2012 | Clovis Akira: Incentivos para carros ecoeficientes
A Caixa Econômica Federal criou o Crédito Auto Ecoeficiente, que oferece taxas especiais para financiamento de veículos novos, considerados ecoeficientes. Veículos classificados com menor índice de emissão de poluentes no Programa Nota Verde do Ibama poderão ser financiados com taxa de juro a partir de 1,39% ao mês.
 O Programa Nota Verde classifica os veículos entre uma e cinco estrelas, onde o número máximo de estrelas significa o menor índice de emissão de poluentes. Com a oferta de condições especiais para essa linha de crédito, a Caixa pretende incentivar a comercialização de veículos ecoeficientes, e a utilização de tecnologias limpas pelas montadoras. O resultado final é colaborar para a redução da emissão de gases de efeito estufa.
 Na lista de automóveis ecoeficientes, zero km, o cliente pode escolher entre diversos modelos de grandes montadoras, com motores de 1.0 a 2.0, e modelos que variam do esportivo ao off-road.
Fiat Uno Mille Fire Economy 2P 1.0 - 8V
Fiat Uno Mille Fire Economy 4P 1.0 - 8V
Volkswagen Gol Ecomotion 1.0 - 8V
Renault Logan Authentique Expression 1.0
Ford Fusion Hybrid 2.5 - 16V CVT
Kia Cerato EX3 LX3 SX3 1.6 - 16V
Toyota Corolla GLI XLI 1.8 - 16V
 
A Caixa alerta os consumidores para a necessidade de comparar as propostas de financiamento pelo valor da parcela, e não somente pela taxa de juro. Tarifas de custo do contrato, registro de gravame, registro de alienação, além de tarifa de cadastro podem ser eventualmente cobradas ou financiadas e provocam um aumento do valor final a ser pago pelos clientes.
Serviço - Site do Ibama indica o nível de emissão de poluentes dos veículos:
 http://ibama.gov.br /; para saber mais sobre o financiamento da Caixa: http://caixa.gov.br   Alguns modelos que têm nota máxima do Ibama
Na Europa Incentivos não atraem consumidores
Muitos países da Europa dispõem de incentivos fiscais para compra de carros elétricos, mas não tem surtido efeito nos consumidores, que ainda considera alto o preço desse tipo de veículo. Os descontos variam de 5 a 6 mil euros, a Dinamarca é o país que concede o maior desconto, que pode chegar a 20.588 euros. Apesar da pouca procura por veículos elétricos, é notado um crescimento significativo nos últimos anos, e as montadoras acreditam no aumento das vendas, pois estão ainda em um processo de desenvolvimento inicial do mercado.
No Japão
O Japão também oferece incentivos fiscais para quem compra um carro híbrido, que funciona como carro elétrico e também a gasolina. E o resultado tem surtido efeito, pois o número de veículos da Toyota modelo Prius, é crescente, são vários carros rodando nas ruas sem fazer nenhum ruído.
Mas o aumento de veículos elétricos tem causado um problema no país. O aumento de atropelamentos, pois como o carro não faz nenhum barulho, ciclistas e pedestres, não percebem a aproximação dos carros e acabam se distraindo, causando os acidentes.
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1489 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções