Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
14/06/2013 | Clovis Akira: O combate ao desperdício de alimentos

 A quantidade de alimentos que vai para o lixo diariamente é impressionante, para constatar o fato, basta passar em qualquer feira livre no horário de encerramento. São cerca de 20 quilos de verduras e frutas perdidos em média por feira. São alimentos que podem ser consumidos, mas já não resistiriam para a venda em outra data.

Nos restaurantes também o desperdício é grande, cerca de 20% em média dos clientes deixam comida no prato. Além disso, há alimentos do Buffet que precisam ser descartados no fim do dia, por questão de segurança alimentar.

Segunda pesquisa da Embrapa, o desperdício de alimentos no Brasil pode chegar a 60% do produzido, sendo as frutas e hortaliças as campeãs do ranking.

O desperdício ocorre em cinco etapas, partindo da produção e pós-colheita, passando por processamento e distribuição, até chegar ao consumo. Outra etapa onde ocorre alto índice de desperdício é no transporte dos alimentos, devido às más condições das estradas e também dos veículos que não são todos que estão em condições apropriadas para o transporte e acondicionamento de produtos sensíveis, como as frutas.

Uma bela iniciativa para o combate ao desperdício de alimentos é o trabalho do Banco de Alimentos de Guarulhos, mantido pela Coordenadoria do Fundo Social de Solidariedade com a proposta de combater o desperdício e auxiliar comunidades carentes, já arrecadou 5,9 mil toneladas de alimentos entre 2001 e 2012.

Os alimentos, frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis normalmente perdidos ao longo da cadeia produtiva, são doados por empresas parceiras semanalmente e são repassados para 114 entidades, por meio das quais 24 mil pessoas são alcançadas.

As comunidades são beneficiadas com a entrega do alimento integralmente pelas entidades, ou na forma de refeições de pessoas assistidas. Outra ação do Banco de Alimentos é o projeto “Saúde com Casca e Tudo”, em que são apresentadas receitas com aproveitamento integral de alimentos.

Para especialistas, a conscientização da população e de profissionais é o caminho para o combate ao problema, que contrasta com o numero de desnutridos no Brasil, 13 milhões, conforme levantamento de 2010/2012 do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1997 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções