Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
01/08/2012 | Clovis Akira: São Lourenço da Mata, a cidade inteligente e sustentável
Yokohama, no Japão, traz boas recordações aos brasileiros. Há dez anos, a seleção brasileira de futebol conquistava o penta campeonato mundial, e a partida final foi realizada no Estádio Internacional de Yokohama.
 
Yokohama é a segunda maior cidade do Japão, localizada na região metropolitana de Tokyo. Para efeito de comparação, seriam como São Paulo e Guarulhos, cidades bem próximas.
 
Tive o prazer de conhecer Yokohama, e me encantei por sua arquitetura moderna e a tecnologia, que é visível em quase todos os pontos da área central da cidade. Estações de metrô, shopping centers, são dotados de alta tecnologia, escadas rolantes movidas a energia solar, grandes áreas envidraçadas, trazendo claridade e economizando energia, nos estacionamentos dos shoppings existem pontos de abastecimento de carros elétricos; enquanto a pessoa faz suas compras, aproveita para carregar a bateria do carro.
 
 
Um dos pontos mais visitados da cidade é o bairro de Minato Mirai 21, que traduzindo para o português, significa Porto do Futuro, e o 21 é alusivo ao século XXI. O projeto e construção do bairro se deram em meados do ano de 1983, visando revitalizar toda a área ao redor do Porto, que estava muito degradada. Graças a parcerias com grandes empresas, como: Mitsubishi e Nissan. Uma grande área do porto foi aterrada, transformando uma zona industrial em zona comercial e empresarial, dividindo a cidade em dois centros, o antigo e o novo.
 
 
Grandes atrações turísticas também foram construídas em MM (forma abreviada que os japoneses usam para denominar o bairro), como: o Landmark Tower, um dos maiores arranha céus do país, o Yamashita Park, o Cosmo 21, que é a maior roda gigante do Japão, a Yokohama Bay Bridge, uma ponte que cobre a baia de Yokohama, servindo de acesso à Tokyo, e um dos pontos turísticos mais visitados, a China-Town, bairro chinês com várias atrações gastronômicas que atraem turistas de todo o mundo.
 
Todos esses fatores fazem com que MM sirva de modelo de cidade inteligente, e a construtora Odebrecht em parceria com a japonesa NEC, pretendem utilizar esse modelo de tecnologia no projeto da construção da Cidade da Copa, em São Lourenço da Mata, na região metropolitana de Recife.
 
A proximidade com a capital pernambucana, cerca de 19 km, aliada a grande disponibilidade de terreno plano, fizeram de São Lourenço da Mata o local ideal para a construção da Cidade da Copa. Diferente de Minato Mirai 21, que foi construída nos arredores do porto, a Cidade da Copa irá se desenvolver ao redor do estádio que abrigará partidas da Copa de 2014.
 
Para o sucesso do projeto, é necessária a participação conjunta do Governo e iniciativa privada, um dos requisitos básicos para implantação de projetos sustentáveis. O Governo de Pernambuco está em negociação com as concessionárias de água, luz e telefonia, para avaliar o interesse dessas empresas em aproveitar as obras viárias em andamento na área da Cidade da Copa, para instalarem, em conjunto, suas redes, nos moldes de Minato Mirai 21.
 
São Lourenço da Mata já sente os reflexos das mudanças, e a população está ansiosa pelo progresso que está a caminho. Além das obras do estádio, a prefeitura já confirmou a instalação do novo campus da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), de um hipermercado e um Shopping Center. O projeto da Odebrecht, além do estádio, promete ser finalizado em 2025, e irá contar com apartamentos para classe média e alta, centros comerciais e empresariais, arena multiuso, parques, áreas de lazer e hotéis. Através do Consórcio Arena Pernambuco, a Odebrecht pretende contratar outras empreiteiras interessadas no megaempreendimento, que é a cidade inteligente e sustentável em São Lourenço da Mata.
 
 
 

http://clovisakira.blogspot.com

Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1488 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções