Carregando aguarde...
Itapira, 08 de Agosto de 2022
Artigo
19/03/2012 | Clovis Akira: Sonhos que se perderam pelo caminho
Há alguns dias atrás assisti ao filme “Jean Charles”, que conta a história do brasileiro morto no metrô de Londres.
 
O filme relata a vida do mineiro Jean Charles que vai tentar a vida em Londres, trabalhando como eletricista e acaba assassinado pela policia inglesa, confundido com um terrorista.
 
Parando para refletir, são vários os casos de brasileiros que perderam suas vidas, vivendo fora do país, mas não são divulgados, pois a maioria está em situação irregular.
 
São pessoas que saem do Brasil, com muitos sonhos: de poder melhorar de vida, de viver em um país de primeiro mundo, de ganhar um bom salário e poder ajudar a família que ficou no Brasil. Mas na realidade são pouquíssimas pessoas que atingem esse objetivo, a maioria vê esses sonhos se perderem pelo caminho.
 
Muitos perdem a vida trabalhando, pois as condições de segurança no trabalho não são muito rígidas, e também pelo fato de não dominarem bem o idioma, acabam não entendendo corretamente as instruções sobre locais perigosos.
 
Na Europa e Estados Unidos, a maioria dos brasileiros trabalha na construção civil, exercendo trabalho pesado e perigoso.
 
No Japão, os brasileiros vão todos para a indústria, principalmente a automobilística, executando trabalho sujo, pesado e perigoso, serviço esse que nenhum japonês quer exercer.
 
A indústria naval também emprega um grande número de brasileiros, pois os salários são bem mais altos que a média, mas também o risco é maior, e vários brasileiros já morreram, caindo do alto dos navios, onde ficam dependurados fazendo serviços de solda.
 
Outra causa de morte em grande número, são os acidentes no trânsito. Os jovens saem no final de semana e na volta da “balada”, acabam se envolvendo em acidentes, pois sempre abusam da velocidade, ocasionando acidentes fatais.
 
Um grande número de brasileiros no Japão, gostaria de retornar ao Brasil, mas não conseguem, pois estão endividadas. Após a crise econômica de 2008, as indústrias demitiram quase todos os trabalhadores estrangeiros, pegando todos desprevenidos imaginando que o Japão fosse imune a essas crises. Muita gente ficou numa situação complicada, sem uma poupança, o dinheiro foi escoando rapidamente, e muitos se endividaram, pois tinham financiamento de carro, e de casa, e agora que as coisas estão se normalizando, o salário vai quase todo para saldar as dividas, não sobrando dinheiro para a passagem.
 
É uma triste realidade, sonhos que são interrompidos, famílias separadas, solidão. Será que vale a pena se aventurar em terras estrangeiras? Será que o dinheiro é tudo na vida?São perguntas que ainda ficam sem resposta.
 
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1988 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções