Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Artigo
19/01/2015 | Nino Marcati: Quando essa tal corrupção vai acabar?

 Conversava eu com um jovem estudante de medicina, jogando conversa fora, quando, de repente, sem qualquer aviso de mudança de assunto, lá estava o tema corrupção no nosso papo. E me veio esta pergunta direta: “quando essa tal corrupção vai acabar no Brasil?”. Perguntou como se eu ou qualquer mortal brasileiro fosse capaz de respondê-la com assertividade. Devolvi-lhe com outra pergunta, conceitual: “em sua opinião o que podemos fazer para acabar com a corrupção no Brasil?”. A resposta foi direta e instantânea: “tirar o PT do governo!”. Senti, naquela hora, que conversa não podia acabar naquele ponto. Pus-me a fundamentar.

“Meu caro, bom seria se o recurso aludido fosse suficiente para acabar com a corrupção no Brasil. Lamento, a despeito das suas convicções, talvez seja interessante aprofundarmos o assunto. Trata-se de uma solução que não reduziria o vício, tão pouco faria diminuí-lo. Esse câncer é o mais agressivo e generalizadamente distribuído.” 

Continuei contando que essa chaga se instalou antes do Brasil festejar o primeiro século do descobrimento. Os registros contam que os responsáveis pela fiscalização do contrabando recebiam propinas e comercializavam ilegalmente os produtos brasileiros como pau-brasil, especiarias, tabaco, ouro e diamante, assim como faziam vista grossa para garantir o tráfico negreiro diante da pressão internacional. Com a proclamação da república mudamos a forma de governo, mas a forma de corromper só avançou, agregou a cor¬rupção eleitoral e os benefícios das concessões de obras públicas. A revolução de 1930 foi pavimentada pelo sentimento nacional de acabar com a fraude, a corrupção e o coronelismo, mas deu início à era Vargas, depois uma ditadura que se estendeu até 1945. Em 1950 ninguém fazia segredo da caixinha do Adhemar (Adhemar de Barros foi o governador do Estado de São Paulo que se vangloriava por ser “um fazedor de obras”, ostentar o lema “Rouba, mas faz!”.). Concomitantemente, Getúlio Vargas, agora como presidente eleito, era considerado o centro da corrupção brasileira e por conta do chamado mar de lama, conforme denunciavam pelos seus adver¬sários, acometeu suicídio em 1954. A ditadura militar iniciada em 1964 nasceu para aniquilar o câncer da corrupção. Os vinte e um anos de chumbo com seus casos como o Coroa Brastel, Capemi e o investimento em grandes obras com Ponte Rio Niteroi, Itaipu, Tucuruí, Transamazônica etc. são considerados os incubadores da moderna e eficiente corrupção brasileira. 
O restabelecimento da democracia, com a eleição do presidente da república através do voto direto não foi capaz de conter os escân¬dalos nos governos Collor, Itamar, FHC, Lula e Dilma. 
 
A conclusão parece obvia: a corrupção não tem cor, nem credo, nem ideologia. Mudança de governo não acaba com ela. A corrupção não nasce necessariamente nos governos, mas na sociedade. Só ela pode dar-lhe um fim ou pelo menos contê-la. 
 
Talvez a melhor resposta à indagação do jovem fosse esta: a corrupção só vai acabar quando a sociedade brasileira, como um todo, entender que a corrupção é corrupção independentemente do tamanho. Ela começa minúscula, mas ganha corpo com a maior facilidade. E muitas vezes, cometemos delitos e não damos a eles a força cancerígena que se estabelece, por difusão natural. Para acabar com a corrupção precisamos de um país, majoritariamente, honesto. Precisamos irradiar honestidade. Precisamos ser e parecer honestos. 
 
Como não poderia ser diferente, o jovem concluiu: “entendi. A corrupção nunca vai acabar no Brasil.” Emendei com uma frase bíblica: “tu o dizes!”
 
Fonte: Nino Marcati

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Nino Marcati
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1006 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções