Carregando aguarde...
Itapira, 18 de Junho de 2024
Artigo
13/02/2012 | Os segredos dos japoneses para uma vida longa
Qual é o segredo da longevidade? Aparentemente, os japoneses sabem há séculos. Todo mundo quer saber que segredo é esse. Nos últimos 64 anos, a expectativa de vida aumentou em 30 anos no Japão. Isso significa que, em média, a população japonesa ganhou mais seis meses de vida a cada ano. As japonesas são, há 26 anos consecutivos, as pessoas que mais vivem no mundo. A Universidade de Tóquio fez um estudo para descobrir a receita, principalmente das japonesas.
É um ritual de purificação. Antes de rezar em um templo xintoísta ou budista, as duas maiores religiões do país, os japoneses lavam as mãos em água corrente. Fazem isso há séculos, muito antes da descoberta dos germes e bactérias. A tradição dos templos foi transportada para a vida diária. Os japoneses são obcecados por limpeza. Antes de entrar em casa ou mesmo em algumas empresas, é preciso deixar os sapatos na entrada.
A higiene, segundo um estudo feito pela Universidade de Tóquio, é um dos fatores que fazem as japonesas terem um título invejado pelo mundo inteiro: são o grupo humano que mais vive no planeta. Em média, 86 anos de idade. Os japoneses também vivem bastante: 80 anos, um pouco menos, entre outros motivos, porque fumam muito mais do que as japonesas.
Além da higiene, outro fator é o sistema de saúde, que é universal e se preocupa com a prevenção das doenças. Todos os anos, os habitantes do Japão, japoneses ou estrangeiros, passam por uma rigorosa avaliação médica, que inclui medir a cintura. Homens com mais de 85 centímetros e mulheres com mais de 90 centímetros de circunferência na cintura são orientados a fazer dieta e exercícios. A medicina preventiva, além de aumentar a expectativa de vida, é econômica. Entre os países desenvolvidos, o Japão é o que tem o menor custo com saúde.
A alimentação é outro fator importante para viver mais. A comida japonesa é uma das mais saudáveis do mundo e vai muito além do sushi. Os japoneses não têm muito tempo para as refeições. O almoço geralmente é uma marmita, chamada de “bento”, feita em casa ou comprada pronta. É sempre bem colorida e diversificada. Em uma delas, há 20 itens diferentes: peixe, legumes, verduras, folhas, arroz e feijão, que no caso é a sobremesa. Eles comem feijão doce no Japão. A porção é pequena para os padrões brasileiros. Essa é uma das receitas para a saúde e boa forma dos japoneses.
Eles dizem que a gente deve matar apenas 80% da fome. A gerente da rede de restaurantes diz que algumas pessoas acham que é pouca comida. Nesse caso, eles recomendam que o cliente leve também uma salada. Anotou aí? Higiene, medicina preventiva e comida saudável. É receita japonesa para vida longa.
 Acompanhe nosso trabalho nas redes sociais:
Twitter; @clovisakira
Fonte: Clovis Akira

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Clovis Akira
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1020 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções