Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Artigo
15/08/2011 | Pai, sorria! Você está sendo observado.

Eu reparo e imagino que outras pessoas reparam, também, que em datas especiais tendemos a concretizar a idealização de um mundo perfeito, de mãe sem defeito e pai herói. E, consequentemente, os melhores filhos do mundo. Em suma, todos nós.

Sabemos que não é bem assim. Passado o dia comemorativo, nos defrontamos com a dura realidade que nos assola. Afinal, mais reclamamos do mundo, do que lhe reservamos elogios. Quantos às pessoas, conhecidas ou não, nem sempre as aceitamos como elas são ou as respeitamos como gostaríamos de ser respeitados. Para muita gente, talvez, o sentimento do cada um por si e Deus pra todos continua vigorando como uma norma pétrea.

Dia desses, recebi um email contendo um vídeo com título aportuguesado para “O impacto de um pai”. Depois de assisti-lo, pensei no papel paterno professoral. Tentei calcular o quanto um pai ensina, com tudo o que faz, oferecendo exemplos ricos em conteúdo. Mas o chato dessa história é resultados podem ser positivos ou negativos. Mas isso é outra história.

Não gosto das transcrições, mas nesse caso, pela data especial, vale pela reflexão. O texto daquele vídeo dizia mais ou menos assim, numa cena em que o pensamento de um filho de seis anos era projetado sobre o dia a dia do seu pai:

“Pai, você não sabe disso agora... Mas eu estou observando as coisas que você faz. Observando como você trata as pessoas, o modo como você trata a mim, a minha mãe e a minha irmã. O modo como você vive tem um grande impacto em mim. Quando chegar a minha hora de escolher uma profissão, a sua ética no trabalho estará na minha mente. O tempo que você passa comigo, mesmo fazendo algo bobo, fará com que eu me sinta mais confiante. Haverá momentos em minha vida em que lutarei com minha integridade. E talvez eu não esteja certo do que fazer. Mas me recordarei de como você defendia aquilo que era correto, mesmo quando você podia ter olhado para o outro lado. Algumas das escolhas que você está fazendo, eu também farei. Por favor, não tenha medo de me mostrar seus fracassos, de mostrar os seus erros. Eu aprenderei com eles. Pai, você está ouvindo? Eu estou te observando. Observando se você realmente crê naquilo que fala sobre Deus. Eu preciso da sua ajuda para me mostrar o caminho e viver uma vida que não é segura. Mas é boa! Eu estou te observando, pai. Todos os dias. Você está me ensinando como viver... Ainda que não saiba”.

Feliz Dia dos Pais!

Fonte: Nino Marcatti

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Nino Marcatti
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

861 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções