Carregando aguarde...
Itapira, 14 de Maio de 2025
Notícia
31/03/2012 | “Gosto mais da maneira como o COI se relaciona com o Brasil”, diz ministra

Daniel Mello*

Repórter da Agência Brasil
São Paulo – A ministra do Planejamento, Miriam Belchior, rebateu hoje (30) as críticas do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, sobre o andamento dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014.
 
Para a ministra, a interlocução do Comitê Olímpico Internacional (COI) com o Brasil para a organização das Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, é melhor se comparada com a da Fifa sobre a Copa do Mundo.
 
“Eu acho que o Brasil está fazendo o que deve fazer. Gosto mais da maneira como o COI se relaciona com o Brasil em relação às Olimpíadas. Vem aqui e discute conosco o andamento, os problemas, as boas situações e trabalha para resolver os problemas. Não fica também usando palavras demais”, disse Miriam Belchior, ao participar de seminário sobre governança metropolitana, no Instituto Lula.
 
Blatter cobrou hoje mais atitude do governo brasileiro na organização do mundial. “Estamos esperando atos [do Brasil] e não somente palavras”, disse o presidente da Fifa, durante entrevista à imprensa após reunião do Comitê Executivo da entidade em Zurique, na Suíça.
 
* Colaborou Carolina Pimentel, de Brasília
 
 
Blatter pede mais empenho do Brasil na organização da Copa de 2014
 
 
Carolina Pimentel
Repórter da Agência Brasil
 
 
Brasília – O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, cobrou hoje (30) mais ação do governo brasileiro na organização da Copa do Mundo de 2014.
 
“Estamos esperando atos [do Brasil] e não somente palavras”, disse o suíço, durante entrevista à imprensa após reunião do Comitê Executivo da Fifa em Zurique, na Suíça, sede da federação.
 
Blatter disse ainda não estar satisfeito com o andamento das obras de infraestrutura para o mundial. “Agora a bola está no campo [do Brasil]”.
 
Sobre o mal-estar causado por declarações do secretário-geral da organização, Jérôme Valcke, Blatter declarou que o “caso está encerrado” e deixou claro que Valcke continua como interlocutor da entidade com o governo brasileiro. “Temos confiança em nosso secretário-geral”.
 
Diante da demora na votação da Lei Geral da Copa e de algumas obras de infraestrutura, Valcke declarou que o Brasil parecia estar mais preocupado em ganhar a competição do que em organizá-la. Disse ainda que o país precisava de “um chute no traseiro”, de acordo com interpretação do Ministério do Esporte brasileiro. Para Valcke, a frase, traduzida do francês, significava apenas que o país precisava de um "empurrão".
 
As declarações irritaram o governo e parlamentares, o que acabou obrigando a um encontro de Blatter com a presidenta Dilma Rousseff, no Palácio do Planalto, para acalmar os ânimos. Na ocasião,  o suíço disse ter confiança no país para a realização do mundial.
 
Na última quarta-feira (28), a Câmara dos Deputados aprovou a Lei Geral da Copa, que autoriza a venda e consumo de bebida alcoólica nos estádios de futebol onde serão disputadas partidas da Copa de 2014. No entanto, os deputados deixaram para a Fifa a tarefa de negociar com cinco estados, que proíbem o consumo de álcool em estádios, a liberação.
 
O texto da lei geral vai agora para análise no Senado. Se os senadores mudarem proposta, o texto terá de voltar à Câmara para nova votação, antes de seguir para a sanção da presidente.  
Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1159 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções